segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Ipiranga de Afonso Cláudio


Nome : Ipiranga Esporte Clube
Data : 10 de outubro de 1953
Local : Afonso Cláudio
Estádio : José Carneiro
Título : Campeão Capixaba Série B 1991


Outra faceta do Ipiranga





Arquibancada do  Estádio José Carneiro

O clube foi fundado pelas famílias Deorce e Schuwartz, as famílias se reuniram com apoio de outros esportistas e a história do Azulão da Colina teve início em 1953. 
O Botafogo já existia(fundado em 1941) e o pensamento era formar mais uma equipe no local, afim de que o futebol de Afonso Cláudio ganhasse em qualidade e visibilidade no Estado, mas a grande e sadia rivalidade com o Alvinegro não demorou a surgir. Bastaram alguns confrontos”, lembrou Chico Deorce. o Ipiranga passou a ser conhecido como "Azulão da Colina" em outubro de 1989, quando Amir Schuwartz, um dos principais nomes do clube foi homenageado com uma placar próximo à Sede.
Os fundadores, conforme explica Francisco Deorce, queriam uma equipe para fazer frente ao vizinho Botafogo. Na época, atletas brilhantes como Fula, Duarte, Dério e muitos outros, foram exemplos para as futuras gerações, a maioria comandada pelo inesquecível treinador, José Carneiro. 
Outro modelo de escudo que foi oficial



A grande curiosidade sobre a rivalidade entre Ipiranga e Botafogo é que os estádios dos rivais Adolfo Osvaldo do Botafogo e o José Carneiro do Ipiranga não ficam nem 1 km de distância um do outro.
É uma das menores distâncias de rivais no Mundo, mesmo para cidade do interior é muito perto um do outro


Muito tradicional no futebol amador o Ipiranga tem grande como motivo de orgulho o título Capixaba da 2ª divisão em 1991. 
O azulão chegou ao título após desbancar o Nacional  de Itaguaçu, Glória de Vila Velha, Imigrante de Santa Teresa, Santa Maria de Santa Maria de Jetibá. Na grande final encarou  o Santos Futebol Clube de Barra de São Francisco que contava  com Adílio, ex-Flamengo/RJ, além de Paulo Henrique e Júlio Cesar Jacaré ex Desportiva. O que poucos sabem é que a Desportiva Ferroviária  tem uma grande parcela de responsabilidade neste título do Ipiranga, pois ela emprestou vários de seus atletas para o clube interiorano no 2º semestre, Jorginho, Gilcimar, Gerson, Mauro Soares e  Silvério. 
Na partida de ida o Ipiranga se impôs mesmo fora de casa e venceu por 1x0  no Estádio Municipal Joaquim Alves de Souza. Na partida de volta no José Carneiro com dois gols de Mauro Soares venceu por 2x0 e confirmou o título inédito.


Ipiranga em ação na Série B de 1997


Jogo do título : Marcio, Delmo, Índio, Dilson, Careca, Jorge, Welder, Cássio, Tadeu, Alexandre, Guilherme e  Perneta.




fachada do Estádio José Carneiro


Quando completou 60 anos em 2013 o Afonso Cláudio festa uma grande festa,foram 3 dias de festa no mês de outubro de 2013. No domingo dia 06 , aconteceu o desafio entre Ipiranga e Botafogo para os veteranos com idade acima de 45 anos. Estiveram em campo atletas que conquistaram títulos municipais e regionais. Alguns tiveram o privilégio de envergar as duas camisetas com títulos, como foi o caso de Madeirinha, Carlinhos, Kennedy e Acileu, jogadores que participaram do título do Centro-sul pelo Botafogo em 1983 e, dois anos depois, em 1985, levantaram a taça de campeão municipal a favor do Azulão. 


Na partida dos veteranos Ilomar do Botafogo abriu o placar. Após receber passe de Kennedy no costado da zaga, o atacante colocou no canto direito do arqueiro Marcinho, Botafogo, 1x0. A idade que já pesa para a maioria não deve ser a desculpa para o Botafogo, que permitiu o empate, já que do outro lado também existiam cabelos grisalhos.  
O empate veio de falta, a barreira foi mal armada e Elton com categoria colocou rasteirinho, sem chances para o arqueiro Raimundo, 1x1. A partir do empate, o Ipiranga subiu de produção e chegou ao segundo gol através de Nego, que experimentou de longe e foi feliz virando  o clássico 2x1.  
O Botafogo passou a atuar com três atacantes e na base do abafa o time alvinegro obrigou o recuo do dono da festa. Já no finalzinho da partida o Botafogo encontrou o  empate. Falta pela direita em Kennedy, que ele mesmo cobrou na medida para Léo marcar de calcanhar, final 2x2.


Jogo de festa que termina em empate, música e churrasco não pode faltar. E foi assim que teve fim a comemoração dos 60 anos do Ipiranga, que não esqueceu de homenagear José Carneiro. Ao som da boa música do “Grupo Amigos,” representantes das famílias Deorce e Schuwartz, fundadores do azulão, e convidados, saborearam um delicioso churrasco.    



Estádio José Carneiro lotado de ipiranguistas




Equipe em 1960




Interior do estádio









Azulão na partida em que goleou o Nacional de Itaguaçu por 5x1


Interior do Estádio José Carneiro

As novas arquibancadas do Azulão



Sede social







Um comentário: