domingo, 4 de dezembro de 2016

Cesan Esporte Clube



Nome : Cesan Esporte Clube (Companhia Espírito Santense de Saneamento)
Data : 04 de dezembro e 1970
Local : Vitória
Título : Campeão Torneio Início 1971



Poucas pessoas sabem mas a Companhia Espírito Santense de Saneamento ou simplesmente Cesan já possuiu um time de futebol profissional, chamado Cesan Esporte Clube fundado em 04 de dezembro de 1970 (a empresa foi fundada 3 anos antes). 

Antes de falar do time de futebol vamos conhecer um pouco sobre a companhia Espírito Santense de Saneamento (CESAN). É uma empresa de economia mista, enquadrada no regime jurídico de direito privado como Sociedade Anônima (S/A).
Criada em 1967 pela Lei 2.282, alterada pela Lei 2.295 e regulamentada pelo Decreto 2.575, de 11 de setembro desse mesmo ano, a atividade fim da Companhia é captar, tratar e distribuir água, bem como coletar e tratar esgotos sanitários. Conforme a Lei 9.772, de dezembro de 2011, a Cesan pode também atuar no setor de serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, além de participar do bloco de controle ou do capital social de outras sociedades e constituir subsidiárias, que podem se associar a outras empresas do setor de saneamento no Brasil ou exterior.
Entre as principais atividades, a Companhia realiza estudos de projetos, execução de obras de novas instalações e ampliação de redes, manutenção e comercialização dos serviços relacionados aos resíduos sólidos e ao meio ambiente.
O patrimônio líquido da Cesan é de R$ 2.062.247 bilhões. O Governo do Estado do Espírito Santo detém o controle, com 99,74% das ações, enquanto acionistas minoritários possuem 0,26% do capital. A Companhia está presente em 52 dos 78 municípios do Espírito Santo, sete na Região Metropolitana da Grande Vitória e 45 no interior.
O começo de tudo a Cesan nasceu da necessidade de atendimento à crescente demanda de serviços que nos anos de 1960 estavam a cargo do Departamento de Águas e Esgoto (DAE). Por ser uma autarquia, o DAE tinha limitações para diversificar e especializar suas atividades e não conseguia responder com agilidade às exigências de uma população que crescia.
Entre as dificuldades, estava o acesso a uma nova fonte de recursos que surgia com a criação do Banco Nacional de Habitação (BNH), organização que tinha por função capitalizar e distribuir verbas, provenientes do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), especificamente para fins de saneamento. O BNH exigia garantias rigorosas para conceder financiamentos, como a reformulação dos órgãos estaduais, de modo a atender à execução do Plano Nacional de Saneamento (Planasa).

A criação da empresa de economia mista atendeu às garantias estabelecidas pelo BNH, às metas do Planasa e à demanda da população do Espírito Santo por serviços sempre melhores de abastecimento de água e de tratamento de esgoto.



O time de futebol
No ano de 1971 conseguiu conquistar o título do Torneio Início, torneio que era uma prévia do estadual, colocava os participantes para se enfrentar em mata mata que duravam geralmente 30 minutos, a Cesan eliminou a Desportiva por 1 a 0. Na final, empatou em 0 a 0 com o Rio Branco, no tempo normal. Na prorrogação, bateu o rival pelo placar de 1 a 0. O gol do título foi assinalado pelo atacante Cunha emprestado pela Desportiva. O time-base da Cesan era Wilson, Luiz Carlos, Orion, Manoel e Oliveira, Ildeu e Baiano, Cariacica, Altamiro, Zezinho e Cunha. Roberto, Galvão e Gena entravam com frequência no decorrer das partidas. A disputa ocorreu em 28 de março de 1971. O time da Cesan contava com grandes craques que marcaram época no futebol capixaba, Orion zagueiro que fez história no Rio Branco, Cunha ponta esquerda ídolo da Desportiva Ferroviária, além de Baiano atacante que é um dos maiores ídolos do futebol pernambucano artilheiro por onde passou em Recife, e ele Zezinho Bugre um dos maiores atacantes de todos os tempos no futebol capixaba, 3 vezes artilheiro do campeonato capixaba, em 1974 e 76 pela Desportiva com 10 e 15 gols respectivamente e em 1980 pelo Barrense de Barra de São Francisco com 19 tentos. baiano também foi artilheiro do estadual, em 1975 com 7 gols e em 1978 com 10 gols ambos pelo Rio Branco.

Cesan comemorando o título do Torneio Início no Estádio Engenheiro Araripe em Cariacica
No mesmo ano a Cesan disputou a Taça Cidade de Vitória segundo campeonato mais importante do Espírito Santo. A equipe não fez feio, conseguiu fazer frente aos 3 clubes mais tradicionais do estado, Rio Branco Vitória e Desportiva. No turno a equipe em 4 jogos venceu 1 empatou 2 perdeu 1, com isso encerrando com 3 pontos 3 atrás de Rio Branco e Vitória líderes.
No returno o time brigou pela título até a última rodada principalmente com a Desportiva, após o 0x0 com Vitória veio a vitória contra o Rio Branco por 2x1, depois disso a derrota para a Desportiva por 2x1 foi crucial para a classificação final, pois a Cesan chegava com 3 pontos contra 5 da Desportiva e 3 do Rio Branco, era obrigada a derrotar o Caxias e torcer para a Desportiva não marcar pontos contra o Rio Branco, a Cesan fez sua parte vencendo o Caxias por 2x1 gols de Zezinho Bugre aos 40 do 1º tempo e aos 2 minutos do 2º, mas a Desportiva empatou em 0x0 com o Rio Branco e chegou aos 6 pontos terminando com a vaga na final. A Cesan não chegou a final mas já alcançava a 3ª posição em sua primeira competição "A vera", foram 8 jogos com 3 vitórias, 2 empates e 3 derrotas, 7 gols marcados contra 8 sofridos. Os destaques da Cesan foram Zezinho Bugre e Cariacica que foram os maiores responsáveis pelos gols da clube na disputa, Zezinho Bugre que marcou 4 gols e Cariacica marcou 2.


Turno
Rio Branco 2x0 Cesan
Vitória 1x0 Cesan
Desportiva 1x1 Cesan 
Zezinho Bugre aos 43 do 1º tempo
Cesan 1x0 Caxias

Returno

Cesan 0x0 Vitória
Rio Branco 1x2 Cesan
Desportiva 2x1 Cesan
Cesan 2x1 Caxias


Mesmo sendo uma empresa com grande poder de investimento, a fonte secou literalmente, e a Companhia   Espírito Santense de Saneamento não investiu mais em futebol nos anos seguintes, sendo assim a Cesan foi apenas mais um time sensação que teve uma vida muito efêmera no futebol capixaba, são vários os times de empresa que vem e vão por estas bandas, principalmente times de prefeitura que duram pelo menos 4 anos de acordo com o mandato dos prefeitos que gostem ou não de usar futebol para fazer de trampolim político, Marcus Vicente no Ibiraçu e hoje nome comum na CBF, soube fazer carreira com futebol muito bem isto, usar o futebol para promover a própria imagem.

Cesan Esporte Clube e seu elenco de 1971 novamente no estádio Eng Araripe em Cariacica








Nenhum comentário:

Postar um comentário