quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Vila Velha Futebol Clube

Nome : Vila Velha Futebol Clube
Fundação : 29 de dezembro de 2001
Local : Vila Velha


Aqui uma imagem do projeto do estádio da equipe.



Vila Velha Futebol Clube foi um clube fundado em 29 de dezembro de 2001, era um projeto ambicioso que tinha Sávio ex jogador da Desportiva Ferroviária, Flamengo, Real Madri e seleção brasileira como o mentor da idéia, ele desejava ter o mesmo sucesso na evolução do futebol capixaba que Zico teve no futebol japonês,  porém o projeto não desenvolveu, neste período Sávio ainda era jogador profissional em atividade e não dava para conciliar a carreira de atleta e dirigente. 
O Vila Velha tinha projetos de disputar o estadual série B em 2003 e em 2004 estar na série A, mas esbarrou na falta de incentivo do empresariado Vilavelhense que já contava com Tupy que em 2001 inclusive conquistava seu título mais importante a série B e o acesso a série A 2002 mas também não tinha incentivo. 

Sávio revelado pela Desportiva Ferroviária em sua época de Real Madri-ESP

O Vila Velha pretendia reunir num espaço de no mínimo 50.000 m2, na cidade de Vila Velha, 3 níveis de atividades ligadas ao esporte e lazer.
O 1º nível, o Estádio, para abrigar os jogos das equipes profissional e de juniores, seria construído um estádio, inicialmente para 5.000 pessoas, expansível para 20.000, no projeto ele contaria com uma área especial destinada ao Clube dos 30, composta de 300 cadeiras com cobertura, um Sports Bar e estacionamento com acesso direto a toda esta área.

O 2º nível o Centro de Treinamento, área adjacente ao estádio seriam  construídos, 1 campo de grama natural, para treinamento dos profissionais e juniores, 2 campos de grama sintética para atender às demais categorias do futebol (juvenil e infantil) e para a Escolinha de Futebol Sávio Bortolini, 3 Centro de Esporte e Lazer - Clube dos 30.
Teria também um clube social com 3 campos de futebol society com grama artificial, um bar, churrasqueira e uma piscina infantil. 
Mas tudo isso ficou engavetado, graças a falta de comprometimento do empresariado capixaba, principalmente de Vila Velha, o clube ficou apenas nos campeonatos de base pouco tempo foi extinto sem ao menos entrar em campo em competições profissionais.

O Vila Velha tinha projetos até de construir um estádio, mas passaram apenas de projetos, o time sequer disputou competições oficiais ficando apenas na base e por pouco tempo. O grande obstáculo que deixou o Vila Velha apenas na promessa foi que a Prefeitura de Vila Velha não cedeu terreno para construção do estádio onde seria a sede e casa do clube.

Este clube aqui postado não tem relação nem ligação alguma com o Vila Velhense Futebol Clube em atividade, nem o Vila Velha que jogou o estadual nas décadas de 20 e 30.




quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Campeonato Capixaba Série B 1999

Capixaba segunda divisão de 1999 foi composto por 07  clubes divididos em duas Chaves, a Chave Norte com 3 equipes e Chave Sul com 4 equipes, os dois melhores de cada fase avançavam após turno e returno dentro de suas chaves. na 2ª fase os 4 melhores e enfrentariam em um quadrangular com turno e returno os dois clubes com maior número de pontos conquistavam o acesso.

PARTICIPANTES

Associação Esportiva Cariacica (Cariacica)

Resultado de imagem para Domingos Martins brasão
Domingos Martins Futebol Clube (Domingos Martins)

Esporte Clube Riachuelo (Aracruz)

Esporte Clube Rio Branco (Cariacica)

Estrela do Norte Futebol Clube (Cachoeiro do Itapemirim)

Tupy Esporte Clube (Vila Velha)


Esporte Clube Ypiranga (Marataízes)




=================================================================


ESTÁDIOS



Estádio Arthur Gerhardt (Domingos Martins)

Estádio Gil Bernardes da Siqueira (Vila Velha)


Estádio Joca Soares (Marataízes)
Estádio João Darós (Cachoeiro de Itapemirim)




Estádio Ariobaldo Vieira (Aracruz)


Estádio Kleber José de Andrade (Cariacica)

=================================================================


1ª Fase
Chave Norte


Esta chave contou com dois clubes de Cariacica e um de Aracruz, o Esporte Clube Rio Branco encerrou líder da chave com 7 pontos, garantindo a vaga ao derrotar o Cariacica por 2x0 na 4ª rodada, na rodada seguinte o Cariacica derrotou o Riachuelo em Barra do Riacho por 1x0 e chegou aos 4 pontos contra 2 do adversário, isso obrigava a equipe de Barra do Riacho vencer o Rio Branco já classificado fora de casa, e conseguiu, a vitória por 1x0 no Kleber Andrade colocou o Riachuelo no Quadrangular Final. Este Rio Branco foi fundado por dissidentes do Rio Branco Atlético Clube que não estavam satisfeitos com a forma que o clube era dirigido e os rumos que tomava, diziam ser o Rio Branco renascido, mas este renascimento durou apenas esta competição.

26/set
Rio Branco        1x0  Cariacica

03/out
Riachuelo         1x1  Rio Branco

09/out
Cariacica         0x0  Riachuelo

17/out
Cariacica         0x2  Rio Branco

24/out
Riachuelo         0x1  Cariacica

31/out
Rio Branco        0x1  Riachuelo

Classificação             J   V  E  D  GP GC PT
 1º Rio Branco          4  2   1  1   4    2   7  
 2º Riachuelo           4  1   2   1   2    2   5    
 3º Cariacica            4  1   1   2   1    3   4


Chave Sul
Na Chave Sul uma novidade, a inédita participação de Domingos Martins em uma competição oficial, algo que jamais havia acontecido no estado,  o Domingos Martins que jogou o estadual nos anos de 1910 e 1920 era de Vitória, mais tarde Sport Capixaba e Doze jogaram estadual 2015 e 2016 como sendo de Domingos Martins, o Sport inclusive mandou suas partidas no do Campinho.
Na briga pela classificação o Ypiranga, Estrela do Norte e Domingos Martins brigaram até o último minuto, apenas o Tupy chegou eliminado.
A última rodada decidiu tudo, os  três times chegaram com 8 pontos na rodada final, o Ypiranga jogava até pelo empate contra o Tupy em Vila Velha, desde que  tivesse um vencedor entre Estrela e Domingos Martins  em Cachoeiro de Itapemirim no Estádio João Darós em soturno pois o Sumaré passava por reformas, para não correr risco o Ypiranga buscou a vitória em 3x1 sobre o Tupy, já na outra partida sabendo disso Estrela e Domingos Martins jogavam cada um por um resultado, o time estrelense jogava pelo empate por ter 2 gols de saldo contra 1 do Domingos Martins que precisava da vitória para avançar, fim de jogo empate em 2x2 e o Estrela avançava.


24/set
Domingos Martins  2x1  Estrela do Norte
26/set
Ypiranga          2x1  Tupy

02/out
Estrela do Norte  1x0  Ypiranga
03/out
Tupy              0x0  Domingos Martins

10/out
Tupy              1x1  Estrela do Norte
Domingos Martins  0x0  Ypiranga

15/out
Estrela do Norte  3x0  Tupy
17/out
Ypiranga          3x2  Domingos Martins

24/out
Domingos Martins  1x0  Tupy
Ypiranga          0x0  Estrela do Norte

31/out
Tupy              1x3 Ypiranga
Estrela do Norte  2  2  Domingos Martins

Classificação                   J   V  E  D  GP GC PT
 1º Ypiranga                   6   3  2  1   8   5  11  
 2º Estrela do Norte        6   2  3  1   8   5   9  
 3º Domingos Martins     6   2  3  1   7   6   9
 4º Tupy                        6   0  2  4   3  10   2



2ª Fase 
Quadrangular Final

Nesta fase começando todos zerados, o Estrela largou na frente com vitória fora de casa sobre o Rio Branco por 2x0 enquanto Ypiranga e Riachuelo ficaram no 0x0.
Na rodada seguinte Estrela goleou o Ypiranga e foi para 6 pontos despontando como favorito ao título, Riachuelo com vitória por 1x0 sobre o Rio Branco chegava aos 4 pontos. Fechando o turno dois empates em 2x2.
No início do returno o Rio Branco fez 2x1 sobre o Ypiranga que era a decepção desta fase com apenas 2 pontos em 12 disputados. 
Na penúltima rodada o Estrela do Norte goleou o Rio Branco por 4x1 enquanto o Riachuelo venceu o Ypiranga por 1x0, com estes resultados ambos  garantiram o acesso a 1ª divisão em 2000 pois não poderia ser alcançados pelo Rio Branco 3º colocado.
Rodada final o Estrela agora precisava apenas de um empate contra o Ypiranga para conquistar o seu primeiro título da Série B. Já o Riachuelo para ser campeão precisava vencer o Rio Branco e torcer por derrota do Estrela.
Mas o Estrela em jogo alucinante venceu por 5x4 e conquistou pela primeira vez um título estadual mesmo que da Série B. O Riachuelo foi derrotado por 2x0 e ficou mesmo com o vice.


07/nov
Rio Branco        0x2  Estrela do Norte
Ypiranga          0x0  Riachuelo

14/nov
Estrela do Norte  3x0  Ypiranga
Riachuelo         1x0  Rio Branco

21/nov
Ypiranga          2x2  Rio Branco
Estrela do Norte  2x2  Riachuelo

28/nov
Rio Branco        2x1  Ypiranga
Riachuelo         0x0  Estrela do Norte

05/dez
Estrela do Norte  4x1  Rio Branco
Riachuelo         1x0  Ypiranga

12/dez
Rio Branco        2x0  Riachuelo
Ypiranga          4x5  Estrela do Norte
título


 Classificação             J   V  E  D  GP GC PT
 1º Estrela do Norte   6  4  2  0  16   7  14  
 2º Riachuelo             6  2  3  1   4   4   9  
 3º Rio Branco           6  2  1  3   7  10   7  
 4º Ypiranga              6  0  2  4   7  13   2

Nos acompanhe no Facebook

domingo, 18 de dezembro de 2016

Colatina Sociedade Esportiva


Nome : Colatina Sociedade Esportiva
Data :18 de dezembro de 2009
Local : Colatina
Estádio : Justiniano de Melo e Silva (Municipal)
Título : Campeonato Capixaba Série B 2013
venceu também o Campeonato Capixaba de futebol feminino em 2011



Outro modelo oficial do Colatina




Justiniano de Melo e Silva a casa do Colatina como mandante



Fundado em 18 de dezembro de 2009 o Colatina Sociedade Esportiva disputou a Série A 3 vezes, e a Série B em 2010 e 2013, é mais uma tentativa do povo colatinense de criar um clube com força e que represente bem a cidade que ama futebol, a Associação Atlética Colatina é o clube local que obteve mas sucesso no futebol a nível estadual, tanto que se tornou campeão capixaba em 1990 após bater na trave algumas vezes, chegou a disputar até as  Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro. 

Em 2010 veio a estréia no profissional, sua primeira partida aconteceu em 7 de março diante do GEL Laranjeiras, vitória por 3x2 com Júnior Rosa sendo o herói da partida marcando os 3 gols do Colatina. A 1ª fase o Colatina disputou na Chave A ao lado de Aracruz, GEL, Tupy e CTE Colatina que também buscava resgatar a tradição do A.A Colatina, nos dois confrontos entre os Colatinas, um empate em 0x0 uma vitória para o Sociedade Esportiva por 3x2 com Júnior Rosa marcando os 3 gols da vitória novamente, ele que foi o artilheiro da competição com 9 gols.



Resultado de imagem para Junior rosa jogador Colatina
Júnior Rosa com modelo já postado

O Colatina avançou de fase em 2º lugar com 17 pontos 3 atrás do líder Aracruz 5 a frente do 3º CTE Colatina, foram 5 vitórias em 8 jogos.
Nas semi finais enfrentou o Estrela do Norte. Na partida de ida em Colatina empate em 2x2, na volta em Cachoeiro de Itapemirim derrota por 3x2 que acabou eliminado a equipe.

Em 2011 veio uma boa notícia, com a punição do Estrela do Norte o Colatina 3º colocado da Série B 2010 entrou na Série A em sua vaga. A estréia aconteceu em 24 de janeiro em Colatina, empate em 1x1  com o Serra Jefferson marcou o 1º gol, do clube na Série A. A primeira vitória veio em 7 de fevereiro na 3ª rodada, 2x1 sobre o Espírito Santo Futebol Clube Fabrício e Kalu marcaram os gols do triunfo.
Nas 5 partidas seguintes o Colatina entrou e uma péssima fase perdendo todas as partidas. A péssima sequência foi encerrada na vitória por 1x0 sobre o Serra no Robertão com Gean marcando. Com a campanha de muitas derrotas o Colatina só não chegou brigando contra o rebaixamento pois neste ano não havia rebaixamento pois de 10 clubes 8 foram para a disputa.

Menção honrosa ao Colatina no estadual de futebol feminino de 2011, a equipe colatinense que vinha do 3º lugar em 2010 começou empatando em 1x1 com Ipiranga por 1x1 no Robertão a Serra, outro 1x1 agora no Justiniano em Colatina com Vila Nova, depois de perder por 2x0 para Comercial em Castelo não perde mais, sua primeira vitória é por 3x1 sobre o Projeto S.E.L.C em casa. No returno abre com 2x0 sobre Ipiranga, fica no 2x2 com Vila Nova, mesmo placar diante do Comercial, na rodada final jogando no Estádio Robertão na Serra o Colatina aplica 6x0 no projeto S.EL.C  e avançam para a final, lembrando que apenas os dois melhores times avançavam. 
Na grande final em Colatina empate em 1x1 com Vila Nova o 3º seguido na competição, agora só a vitória interessava e naquele 18 de junho o Colatina se impôs e aplicou 3x1 no placar levantando o troféu da competição. 


Em 2012 o Colatina novamente não fez boa campanha e desta vez sim brigou para escapar da Série B, chegou na última rodada após 17 partidas com apenas 3 vitórias 8 empates e 6 derrotas com 17 pontos, seu adversário na fuga pelo rebaixamento era o Espírito Santo que chegava com 15 pontos. O Colatina enfrentaria o Aracruz um dos líderes do campeonato já o Espírito Santo tinha vida mais fácil contra o lanterna rebaixado Serra. O Colatina dependia apenas de seu resultado, mas acabou perdendo por 3x2 para o Aracruz enquanto isso o Espírito Santo goleava o Serra por 3x0 decretando o rebaixamento do Colatina.

Dois modelos reais do clube
Em 2013 o Colatina  alcança sua maior façanha, conquistou o Campeonato Capixaba série B.
Na 1ª fase o Colatina não teve dificuldades, o time venceu 8 de suas 12 partidas, perdeu 3 vezes, uma delas poupando o time titular. 
A campanha começou com vitória sobre o Espírito Santo de Marilândia ex CTE Colatina por 2x1 fora de casa, após a derrota por 2x1 em casa para o Castelo o Colatina ficou 5 partidas sem perder, destaque para o 5x0 sobre o Vilavelhense em casa a maior goleada da competição, a campanha foi tão boa que garantiu a classificação com duas rodadas de antecedência após vencer 3 partidas seguidas, 2x0 no Grêmio Laranjeiras, 2x1 no Vilavelhense, 4x2 no Serra, o Colatina chegava na penúltima rodada já classificado e com a liderança garantida.

Semi final
Uma coisa curiosa, o Tupy adversário do Colatina havia goleado eles na ultima rodada da 1ª fase por 4x0, mesmo com time do Colatina se poupando foi uma grande goleada que poderia dar confiança ao Tupy, mas na ida em Vila Velha o empate em 1x1 obrigava o time de Vila Velha a derrotar o Colatina fora de casa, uma missão quase impossível, eram 6 jogos em casa com 5 vitórias seguidas, e a 6ª veio com o 1x0 para o Colatina garantindo vaga na final.

Final
Agora valia título, com a vaga na série A garantida viria a cereja do bolo, o Castelo adversário da final foi o único além de não ser derrotado pelo Colatina na 1ª fase ainda os derrotou duas vezes, 2x1 em Colatina e 1x0 em Castelo se tornando o favorito ao título. 

Na ida no Justiniano e Melo e Silva o Colatina deu grande passo rumo ao título, com gols de Gabriel Buru e Parley venceu por 2x0. 
Na volta no Estádio Sumaré em Cachoeiro de Itapemirim pois o Emilio Nemer em Castelo não tinha capacidade mínima para a final, voltou a vencer, Gedeon marcou o gol da vitória do 1º título profissional do Colatina S.E, título muita festa, porém esta festa foi apagada fora das 4 linhas, devido aos prejuízos causados pelas chuvas torrenciais no final do ano de 2013, Colatina decretou estado de calamidade pública de tão grave que foram os estragos.

Campanha
Espírito Santo de Marilândia 1x2 Colatina
Colatina 1x2 Castelo
GEL 2x3 Colatina
Colatina 5x0 Vilavelhense
Serra 2x2 Colatina
Colatina 3x1 Tupy
Colatina 4x2 Espírito Santo de Marilândia
Castelo 1x0 Colatina
Colatina 2x0 GEL
Vilavelhense 1x2 Colatina
Colatina 4x2 Serra
Tupy 4x0 Colatina

Semi final
Tupy 1x1 Colatina
Colatina 1x0 Tupy

Final
Colatina 2x0 Castelo
Castelo 0x1 Colatina

Elenco do Colatina na partida de ida


Jogo do Título
CASTELO 0 X 1 COLATINA 
Campeonato Capixaba Série B (Finais - Jogo de volta)
Data: 1º de junho (sábado)
Hora: 17h (Horário de Brasília)
Local: Mário Monteiro - 'Sumaré' (Cachoeiro de Itapemirim, ES)
Público: 823 pagantes
Renda: R$ 7.055,00
Gol: Gedeon (COL), aos 41 minutos do 1º tempo
Castelo: Wendel, Netinho, Caboclo, Ruan e Sandro (Juninho); Edgar, Neilor, Geovani (Tainan) e Naldinho; Cafezinho e Zé Afonso.
Técnico: Cipriano Alexandre.
Colatina: Hiran, Netinho (Gabriel), Riso Surubim, Marcão e Ratinho; Parley, Gil Baiano, Rodolfo (Luciano Beré), Amaral (Eltinho) e Gedeon; Gabriel Buru.
Técnico: Zinho Sarmento.

Em 2014 as primeiras 4 rodadas mostraram como seria a participação do Colatina na Série A, foram 2 empates e 2 derrotas, sendo um deles goleada por 4x0 para a Desportiva no confronto dos atuais campeões das Séries A e B.
Nas 16 partidas do estadual apenas 3 vitórias uma delas sendo por W.O devido a desistência do Conilon (nome fantasia adotado pelo Botafogo de Jaguaré durante 2012 e 2014), dentro de campo apenas 1x0 sobre o próprio Conilon e 4x2 sobre o Real Noroeste, a equipe foi a 8ª colocada a frente apenas do Conilon que abandonou a competição no meio dela sendo rebaixado junto com o Aracruz que desistiu quando a tabela já havia sido divulgada pela FES.

Colatina adotou modelo inspirado no PSG da França em 2014

Em 2015 o Colatina não disputa o estadual alegando falta de dinheiro, a prefeitura não poderia ajudar o time por sofrer com a grave situação que passava devido as fortes chuvas citadas nesta matéria. Desde então o Colatina está afastado de competições oficiais.









quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Estrela de Cachoeiro Futebol Clube Ltda

Nome : Estrela de Cachoeiro Futebol Clube LTDA
Data : 15 de dezembro de 2003
Local : Cachoeiro de Itapemirim
Estádio : Mario Monteiro, Sumaré (Pertence ao Estrela do Norte Futebol Clube)
Título : Campeonato Capixaba Série B 2004


Modelo de fundação da equipe que em 2004 modificou para Série B estadual





Em 15 de dezembro de 2003 era fundado o Estrela de Cachoeiro Futebol Clube Ltda, um clube bem peculiar que teve duração efêmera de menos de um ano, o Estrela é um clube empresa sem ligação alguma com o Estrela do Norte Futebol Clube também de Cachoeiro de Itapemirim Campeão Capixaba  em 2014.

Em 2004 disputou seu primeiro e único campeonato profissional, a série B capixaba, não só disputou como conquistou o título de  campeão com apenas uma derrota a única de sua história.



Estádio Sumaré casa do Estrela de Cachoeiro


A estréia profissional foi em 2 de maio de 2004 com vitória, 1x0 sobre o Linhares em Cachoeiro no Estádio Sumaré em . 

Na 3ª rodada sua primeira goleada 4x0 sobre o GEL em 16 de maio no Sumaré. Na rodada seguinte a 1ª e única derrota de sua história, 2x1 para o Cachoeiro seu conterrâneo isto em 23 de maio. 
Na rodada seguinte o Estrela 7 pontos brigava contra Veneciano 8 pontos, Jaguaré e Cachoeiro com 7 pelo título do turno e vaga antecipada. Mas o título era algo improvável pois precisaria derrotar o Jaguaré fora de casa torcer para o Cachoeiro em casa não derrotar o lanterna Linhares e o Grêmio Laranjeiras eliminado segurar o Veneciano, na sua partida o Estrela empatou com o Jaguaré em 0x0 e o Veneciano com a vitória de 2x1 levou a vaga.

 1ª fase

1º Turno
Estrela de Cachoeiro 1x0 Linhares
Nova Venécia 0x0 Estrela de Cachoeiro
Estrela de Cachoeiro 4x0 Laranjeiras
Cachoeiro 2x1 Estrela de Cachoeiro

Jaguaré 0x0 Estrela de Cachoeiro 



                                         J   V  E  D GP GC PT     

1º Veneciano                    5   3   2  0   7    4   11  
2º Cachoeiro                    5   3   1  1   7     2  10
3º Jaguaré                        5   2   2  1   7     3   8
4º Estrela de Cachoeiro   5   2   2  1   6     2   8
5º Gel                               5   1  1   3   2    9   4
6º Linhares                      5   0   0  5    1  10   0


No início do 2º turno nova goleada, esta a 1ª fora de casa 3x0 no Linhares em 6 de junho. Nas rodadas seguintes vitória por 1x0 sobre o Veneciano e empate em 2x2 com o GEL, então o time do Estrela chegava na penúltima rodada brigando diretamente com Jaguaré , o adversário o único a derrota-los, o Cachoeiro, a partida terminou em 1x1 e tirou a chance de título já que o Jaguaré venceu  derrotou o GEL por 3x1 e chegou aos 12 pontos contra 8 do Estrela com apenas 3 em jogo.
Restava então encerrar a primeira fase contra o já classificado e campeão do turno Jaguaré, o Estrela fez e muito bem a sua parte atropelou o Jaguaré por 4x0 e avançou com a 3ª melhor campanha da 1ª fase.


2º Turno

Linhares 0x3 Estrela de Cachoeiro
Estrela de Cachoeiro 1x0 Nova Venécia
Laranjeiras 2x2 Estrela de Cachoeiro
Estrela de Cachoeiro 1x1 Cachoeiro
Estrela de Cachoeiro 4x0 Jaguaré


                                           J   V  E  D GP GC PT

1º Jaguaré                          5   4   0   1   8   6   12  
2º Estrela de Cachoeiro     5    3  2   0  11  3   11
3º Veneciano                      5   3   0  2   5   3    9
4º Cachoeiro                      5   2   1  2   9   6    7
5º Gel                                 5  0    2  3   4  11   2
6º Linhares                         5  0   1   4   2  10   1

Semi final o adversário seria o mesmo Jaguaré, seguindo os confrontos da 1ª fase na teoria o Estrela era o favorito por empatar fora e golear em casa. Na partida de ida em Cachoeiro de Itapemirim o Estrela venceu por 1x0 e mudou a vantagem de lado.Na volta em Jaguaré voltou a vencer  e se classificou para sua 1ª decisão de título após vitória por 2x1 no Estádio Conilon.

Semi final

Partida de ida
Estrela de Cachoeiro 1x0 Jaguaré

Partida de volta
Jaguaré 1x2 Estrela de Cachoeiro

A final ocorreu em 24 de julho em Nova Venécia no Estádio Zenor Predosa Rocha o Rochão contra o Nova Venécia, na 1ª fase  contra o rival local nas duas partidas ocorreu um empate e uma vitória do Estrela.

Seria jogo único a final, então era vencer ou vencer, e o Estrela foi mais decidido e atropelou o dono da casa goleando por  3x0, com isso o Estrela de Cachoeiro se juntaria ao Estrela do Norte na primeira divisão em 2005. 
Mas o que de fato ocorreu foi uma grave crise financeira, com isso o time abandonou a Copa Espírito Santo de 2004 antes dela ser iniciada  e fechou suas portas, esse foi um dos times profissionais com menos duração na história, fundado em dezembro de 2003 era extinto em meados de agosto de 2004 com menos de 365 dias de vida.

Final
Nova Venécia 0x3 Estrela de Cachoeiro


2003 com primeiro modelo de escudo


Foto: Estrela de Cachoeiro Campeão Capixaba Segunda Divisão 2004
Modelo titular da equipe durante a Série B de 2004









quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Associação Jaguaré Esporte Clube

Nome : Associação Jaguaré Esporte Clube
Data : 05 de dezembro de 2001
Local : Jaguaré
Estádio : Estádio Centro Esportivo Conilon (Municipal)
Títulos : Campeão Copa Espírito Santo 2007
Campeão Capixaba Série B 2023(invicto)
Vice Campeão Campeonato Capixaba Série A 2007




Jaguaré em ação no Conilon


Associação Jaguaré Esporte Clube foi fundado em 05 de dezembro de 2001. 
Jogando no Estádio São Clemente mais conhecido como Centro Esportivo Conilon, o clube tem como maior conquista o título da Copa Espírito Santo de 2007, ano que o clube vinha do vice campeonato estadual no 1º semestre.



Arquibancada principal do Centro Esportivo Conilon


Sua primeira aparição no profissional aconteceu em 2003 quando disputou a Série B do estadual. Sua primeira partida  profissional foi diante da Desportiva em 27 de abril de 2003 no Estádio Engenheiro Araripe, derrota por 3x1.
Sua primeira vitória aconteceu 3 partidas depois, em 11 de maio o Jaguaré derrotou o Santa Maria por 2x0 no Estádio Conilon. Depois de dois turnos e apenas uma vitória o Jaguaré  não obteve nem a classificação para a fase seguinte.
Equipe em 2002


Em 2004 a equipe teve desempenho mais empolgante para o povo de Jaguaré, prova disso foi que aplicou sua primeira goleada no profissional, vitória por 3x0 sobre o Grêmio Laranjeiras em 23 de maio em Jaguaré, depois de encerrar em 3º lugar no turno, no returno venceu 4 partidas seguidas com isso já conquistava a vaga antecipada por ser o campeão de returno com uma rodada de antecedência.
Nas semi finais o Estrela de Cachoeiro (Não confunda com Estrela do Norte Futebol Clube), o mesmo que havia goleado o Jaguaré por 4x0 na partida anterior na 1ª fase foi o adversário. 
Nas duas partidas o Estrela foi superior e venceu tanto em Cachoeiro de Itapemirim por 1x0 quanto em Jaguaré por 2x1 adiando o sonho do Jaguaré disputar sua primeira Série A.

Em 2005 o Jaguaré foi beneficiado pela desistência do próprio Estrela de Cachoeiro que teve o recorde de duração de apenas 1 ano de vida e com isso herdou a vaga por ter a melhor campanha depois dos dois finalistas Veneciano e Estrela. 
A estreia na elite foi com vitória por 1x0 sobre o CTE Colatina em 20 de fevereiro em Jaguaré. Uma semana depois na rodada seguinte outra vitória, agora 3x2 sobre o Veneciano, o tricolor do Norte só foi conhecer derrota na 5ª partida de Série A, foram 2 vitórias e 2 empates. Terminou o turno em 3º lugar com 5 vitórias em 8 jogos.
No returno em 21 de abril aplicou sua maior goleada até então, 5x0 sobre o Veneciano em casa. Chegou na penúltima rodada encarando o Vitória com chance de obter a classificação a 2ª fase logo em seu primeiro ano de Série A, o adversário vinha empolgado com a histórica goleada de 8x1 sobre o Veneciano, mas isso não assustou o Jaguaré que venceu por 1x0 e confirmou a sua vaga.
Nas semi finais o adversário era o forte Serra, não deu para o tricolor do Norte contra o Tricolor Serrano que venceu tanto a ida em Jaguaré quanto a volta na Serra ambas por 3x1. Mas na sua primeira participação na Série A o Jaguaré fez bonito encerrando em 4º lugar na classificação geral.

No segundo semestre veio a estréia na Copa Espírito Santo, a primeira partida terminou com empate em 1x1 com o Linhares fora de casa em 24 de setembro, em 8 de outubro a primeira vitória 3x1 sobre o Vitória. A Copa Espírito Santo de 2005 foi disputada em turno e returno por 7 equipes em pontos corridos, com isso o campeão seria a equipe com maior número de pontos. O Jaguaré brigou com o Estrela do Norte pelo título, o Estrela havia disparado no turno por ter feito campanha melhor mas deu uma oscilada no returno e o Jaguaré que no turno havia perdido pontos importantes começou uma reação impressionante, após o empate em 0x0 com o Vitória derrotou o líder  Estrela por 2x0, aplicou humilhante goleada no Rio Branco por 5x0 jogando na capital com Rodrigo Pardal sendo destaque marcando duas vezes, Eguinho, Vitinho e Franklin anotaram os outros gols. 
Na penúltima rodada o Jaguaré derrotou o Serra por 2x1 e chegou aos 21 pontos, 3 a menos que o Estrela que havia folgado na rodada. Agora o Estrela encarava o Linhares em casa e o Jaguaré o Vilavelhense fora de casa, o Jaguaré tinha que vencer e torcer por derrota do Estrela, mas mesmo com os 4x3 acabou com o vice pois chegou aos 24 pontos contra 27 do Estrela que derrotou o Linhares por 3x0 conquistando o título. 
Povo de Jaguaré ama futebol


Ano de 2006 a equipe da terra do café chegou a rodada final do turno no estadual com chance de título, mas decepcionou e acabou sendo goleada por 4x0 pelo Linhares F.C.
Mas no returno não deixou a vaga escapar, na última rodada chegou com 5 pontos empatado com o Linhares e com CTE Colatina com 3 também lutando pelo título do returno. 
O Jaguaré enfrentava o Vitória em casa, o Linhares enfrentava o Cachoeiro em casa e apenas o CTE jogava fora, contra o Vilavelhense, o Jaguaré fez sua parte venceu o Vitória por 1x0 enquanto o Linhares aplicou 6x2 no Cachoeiro mas como o Jaguaré tinha 4 gols de saldo contra apenas 1 do Linhares e avançou para a semi final.
Na 2ª fase o adversário foi o mesmo Vitória. Na partida de ida em Jaguaré o Vitória fez 1x0 com Mineiro, aos 24  Flavinho empatou. Na segunda etapa Edinho aos 14 fez 2x1 Vitória, o Jaguaré chegou ao empate com Humberto, e agora era obrigado a vencer para chegar a final, mas no Salvador Costa os dois não saíram do 0x0 e o Vitória foi para a final.
No segundo semestre a 2ª participação do Jaguaré na Copa ES, o time da terra do café chegou com 8 pontos contra 6 do Linhares na rodada final, e com saldo de 1 positivo contra saldo de 0 do Linhares, o Jaguaré poderia empatar desde que o Linhares não derrotasse o CTE Colatina por 2 gols de diferença, porém o Jaguaré foi derrotado por 4x3 pelo Serra em casa, de quebra o Linhares atropelou o CTE em Colatina por 4x1 conquistando a vaga na fase final. 


2007 foi o ano de ouro do clube...O Jaguaré ficou na Chave A com CTE Colatina, Linhares e Atlético Colatinense, passou fácil, com 3 vitórias em 4 jogos avançou sem dificuldade para a fase seguinte do estadual. 
Na final do 1º turno enfrentou o Vilavelhense valendo vaga na  grande final. Na partida de ida o Jaguaré venceu por 3x1 fora de casa e conquistava grande vantagem em casa, Marcelo Pelé foi o destaque com 2 gols marcados.
Em meio a semana entre as duas partidas uma grande polêmica, tudo aconteceu quando 
Paulo Sérgio Pereira massagista do Jaguaré gravou uma conversa com Deorce. Deorce tinha jogadores no Vilavelhense, e pediu ao massagista para colocar sonífero na água dos jogadores. Ofereceu 4 mil reais para ele, Orlando Da Hora pagaria o suborno. Paulo Sérgio não aceitou a oferta e mandou a fita da conversa para a Justiça, que julgou o caso e baniu os dois empresários. 

No 2º turno o desempenho teve uma queda com isso a equipe ficou de fora da final desta fase, mas como já estava garantida na fase seguinte foi só esperar o adversário da final, ele foi o Linhares que se classificou ao derrotar o Atlético Linharense.
Na grande final inédita o povo de Jaguaré estava empolgado e mesmo com a derrota por 1x0 na ida lotou o Conilon para ver a partida de volta, mas a alegria não terminou com a festa do título pois o empate em 0x0 deu o título ao Linhares F.C pela primeira vez em sua história. Mas ficou o orgulho de conquistar o histórico segundo lugar no estadual de 2007 para o time e o povo de Jaguaré.

Campanha do estadual de 2007
1ª Fase
Jaguaré           2x1  Pinheiros
Linhares          1x2  Jaguaré
Jaguaré           2x0  Estrela do Norte
CTE/Colatina      3x1  Jaguaré

Final da 1ª fase
Partida de ida
Vilavelhense 1x3 Jaguaré

Partida de volta
Jaguaré 1x1 Vilavelhense 

2ª Fase
Jaguaré           2x2  Vitória
Atlético  Colatinense   2x1  Jaguaré
Rio Branco        2x2  Jaguaré
Jaguaré           3x2  Serra
Jaguaré           2x6  Vilavelhense

Final 
Partida de ida
Linhares 1x0 Jaguaré

Partida de volta
Jaguaré 0x0 Linhares




Imagem da partida Jaguaré 2x0 Guarani/SP


Com o vice estadual veio a primeira participação em uma competição nacional, o Jaguaré jogou o Campeonato Brasileiro Série C. Sua chave foi composta por 3 times tradicionais, Tupi/MG, América/RJ e Guarani/SP. 
Sua estreia foi em 7 de julho no Conilon contra o Guarani que trouxe torcida até a cidade, torcedores do Bugre foram de carro até o interior capixaba, mas o resultado foi bom só para os mandantes, vitória de 2x0 do Jaguaré. 
Depois vieram duas partidas fora de casa com derrota. 3x2 para o Tupi e 2x1 para o América. O returno era a chance do Jaguaré avançar de fase com as duas partidas em casa, na primeira venceu o América por 3x2 e fez o seu papel  e entrava na briga por uma das duas vagas, mas o empate em 3x3 com o Tupi não estava nos planos e deixou tudo para a rodada final, o Jaguaré com 7 pontos 11 gols a favor 10 gols contra enfrentava o Guarani em Campinas com 7 pontos 6 gols a favor e 6 contra, ou seja o Jaguaré jogava pelo empate para avançar de fase, mas no Brinco de Ouro da Princesa a camisa do adversário pesou e acabou dando Guarani 2x1 placar final, o Jaguaré ficava pelo caminho mas enchia seu torcedor de orgulho por não passar vergonha e fazer bela campanha na Série C terminando em 39º entre 64 equipes, ficando a frente de equipes como Paysandú/PA, São Raimundo/AM, Chapecoense/SC e Madureira/RJ.



No 2º semestre vem a grande competição do Jaguaré, a equipe terminou a 1ª fase invicta com 4 vitórias em 6 jogos, destaque para os 3x0 sobre o CTE e Atlético ambos de Colatina, terminou sendo a única invicta da 1ª fase e com melhor defesa com apenas 2 gols sofridos, a melhor campanha. 

Campanha
1ª Fase
Jaguaré         3x0  CTE/Colatina
Linhares         0x1  Jaguaré
Jaguaré         3x0  Atlético Colatinense 
Atlético Colatinense   0x0  Jaguaré
Jaguaré         1x1  Linhares
CTE/Colatina     1x3  Jaguaré

                                    J  V  E  D  GP  GC  PT
 1º Jaguaré                    6  4  2  0  11    2   14  
 2º Linhares FC              6  2  3   1   6    5     9  
 3º Atlético Colatinense   6  1  3   2   4    6     6
 4º CTE/Colatina             6  0  2   4   4  12     2 

Na 2ª fase Tricolor do Norte começou arrasador com goleada de  4x0 no Rio Branco mais uma, depois vieram o empate em 0x0 com Linhares fora, e a vitória de 1x0 sobre o Vilavelhense em casa fechando o turno.
No returno  2x2 com Vilavelhense fora e na penúltima rodada veio a classificação antecipada ao derrotar o Rio Branco na capital por 3x2, a última rodada foi só garantir a liderança e vantagem na grande final derrotando o Linhares por 1x0, o Jaguaré chegava a final com 8 vitórias  em 12 partidas e nenhuma derrota.

2ª Fase
Jaguaré         4x0  Rio Branco
Linhares         0x0  Jaguaré
Vilavelhense     2x2  Jaguaré
Jaguaré         1x0  Vilavelhense
Rio Branco       2x3  Jaguaré
Jaguaré         1x0  Linhares

                                J  V  E  D  GP  GC  PT
1º Jaguaré                 6  4  2  0  11    4   14  
2º Vilavelhense          6  3  1  2  12    7   10  
3º Linhares FC           6  1  3  2    6    8     6
4º Rio Branco             6  0  2  4    8  18     2

As finais foram contra o Vilavelhense, na partida de ida empate em 0x0 agora o Jaguaré só precisava de outro empate para conquistar o título inédito, ao Vila restou muita reclamação de um penal não marcado por Devarly no fim da partida o que poderia mudar os rumos da final em caso de 1x0 para o time canela verde, o lance foi aos 45 do 2º tempo. Samuel dentro da área chegou antes de Kanu em dividida e foi visivelmente atingido pelo zagueiro, quando sairia de frente para o gol. O árbitro Devarly do Rosário, que estava perto, inexplicavelmente não marcou o penal claro. No conta-ataque, Éverton ainda fez bela defesa após outro chutaço de Alagoano.
No Conilon em Jaguaré uma partida nervosa e cheia de lances ríspidos, o placar também não foi movimento e com isso o Jaguaré conquistava enfim um título profissional, pena a que a torcida não soube comemorar e fazer a festa, após uma falta forte do jogador do Vila torcedores conseguiram invadir o campo, depois do apito final nova invasão e desta vez jogadores do Vilavelhense forma agredidos pelos torcedores do Jaguaré, só depois dessa grande confusão é que jogadores e torcedores comemoraram o título. 
Uma curiosidade é que no time campeão havia um zagueiro chamado Gil, hoje ele é o zagueiro titular do Corinthians/SP inclusive foi convocado para a seleção brasileira neste ano.

Jaguaré na partida de volta consequentemente do título


Em 2008 o início se assemelhou muito ao de 2005 quando só foi perder na 5ª rodada para o Serra após 2 vitórias e 2 empates. Depois vieram mais 13 rodadas e o Jaguaré fechou a 1ª fase em 3º lugar classificado para o mata mata com 8 vitórias 5 empates e 5 derrotas. 
Em outra coincidência com 2005 o rival nesta fase também foi o Serra e com derrota na ida em Jaguaré, desta vez foi por 2x1, Diogo de penal até abriu o placar para o Jaguaré mas o Serra virou com Oliveira aos 30 do 1º tempo e Siller aos 4 do 2º tempo também de penal. Sabendo que precisaria de uma grande vitória para chegar a final o Jaguaré se arrisco e fez 1x0 com Ricardo Henrique logo aos 8 minutos, mas não manteve a vantagem por muito tempo, aos 15  Thiago empatou tudo. Já no 2º tempo Diogo botou fogo na partida marcando o 2º do Jaguaré aos 26 minutos, a partida ganhou emoção e um gol dos visitantes valia a vaga, mas o Serra soube controlar o jogo e terminou mesmo em 2x1 Jaguaré que saiu devido o Serra ter melhor campanha. 
Devido ao título da Copa Espírito Santo 2007 o Jaguaré se credenciou a disputa da Copa do Brasil e durante o estadual enfrentou o Ríver do Piauí.
O  River saiu na frente com Jorginho logo aos 9 do 1º tempo, a partida encerrou o 1º tempo com derrota parcial. na 2ª etapa Moisés empatou aos 20 minutos, aos 30 o Ríver pulou novamente a frente do placar, mas o Jaguaré era guerreiro e buscou o empate aos 40 minutos novamente com Moisés, a partida teve várias paralisações com isso teve 6 minutos de acréscimos e aos 50 Ronicley deu a vitória ao time capixaba por 3x2 quem viu esta partida não se esquece da emoção. 
Pena que em Teresina mesmo jogando pelo e pate a equipe capixaba caiu com derrota por 2x0 e acabando com o sonho de avançar e acabar com sucessivos fracassos do estado na Copa do Brasil logo em sua primeira disputa.

Em 2009 o Jaguaré seguiu brigando na parte de cima da tabela. A estréia foi com humilhantes 5x1 no Vilavelhense fora de casa para dar moral, este placar inclusive se repetiu sobre o forte Serra e dentro do Robertão na penúltima rodada onde o Jaguaré precisava vencer para avançar a semi final. A classificação foi confirmado ao derrotar o Atlético Colatinense em casa por 2x1.
Nas semi finais o Jaguaré encarou o Rio Branco da Capital. Mas na ida já viu a chance de ir a final ficar muito distante, a derrota por 4x2 deixava a equipe precisando devolver o resultado no mínimo, mas na volta ficou no 1x1 e viu a vaga na final escapar novamente.

Em 2010 o Jaguaré seguiu aprontando e novamente se classificou a semi final, e olha que a equipe ainda perdeu 3 pontos por escalação irregular de jogador suspenso. A vaga foi dramática devido a punição, o Jaguaré chegava com 26 pontos contra 28 de Serra, Rio Bananal e Linhares que lutavam por duas vagas,  o Jaguaré ao derrotar o líder Vitória por 1x0 chegou aos 29 pontos e agora precisava torcer para o Serra não vencer o Rio Branco e  Linhares e Rio Bananal terminar empatado, e a sorte estava do lado do Jaguaré que avançou graças ao saldo e gols maior que do Serra 5 contra 4 devido aos empates que precisava.
Após vaga sofrida conquistada veio a semi final contra o Vitória. Na partida de ida em Jaguaré empate em 1x1. Na partida de volta tudo deu a entender que o Jaguaré enfim se livraria da maldição da semi final no estadual quando abriu 2x0 com Mádisson aos 42 do 1º e Regílson aos 3 do 2º abriram 2x0, mas o Vitória o reagiu com Vitinho aos 27 minutos, então que a partida já passava dos 45 do 2º tempo e o Jaguaré avançava a final mas...Diogo aos 46 minutos empatou e acabou com a alegria tricolor que mais uma vez via a equipe ser eliminada mais uma vez na semi final.

Após uns anos afastado da Copa ES o Jaguaré retorna, mas a participação foi sem brilho, mesmo sem uma vitória sequer conseguiu a classificação pois com 6 empates em 8 jogos marcou 6 pontos terminando na frente do Pinheiros que mesmo com uma vitória marcou apenas 5.
Nas quartas de final o Serra, vilão de vários outros confrontos, mas não é que o Jaguaré aprontou e eliminou o Serra, após empate em 1x1 em Jaguaré onde abriu o placar mas sofreu o empate 5 minutos depois, na volta a vitória com propriedade por 3x1 gols de Paulinho Pimentel, Fábio Fioroti e Pardal com Robinho descontando no Robertão.
Agora era uma semi final mais uma vez, o Real Noroeste foi o adversário.
Na ida em Jaguaré empate em 0x0, novamente o Jaguaré precisaria vencer fora de casa para passar a maldição das semi finais, mas em Águia Branca acabou perdendo por 4x2 sendo sua despedida do futebol profissional desde então.

Mesmo com tantas boas campanhas do Jaguaré nos anos anteriores, 2011 começou com uma notícia péssima, o time  abandonou oficialmente a competição por falta de dinheiro para investimento por parte da prefeitura que era o grande responsável pela estrutura e manutenção do elenco, cerca de 70% do poder de investimento eram provenientes da prefeitura. Jaguaré é um povo que ama futebol, seja com o Botafogo, Jaguaré ou Conilon os públicos sempre são bons quando o time colabora dentro de campo. 


Só em 2023 o Jaguaré retorna de forma competitiva no futebol profissional, de volta ao profissional vitória do tricolor do norte sobre Pinheiros por 1x0 dentro e casa, primeira partida fora 2x0 sobre Tupy no Gil Bernardes, em São Mateus empate em 1x1 com os donos da casa, 1x0 sobre CTE Colatina dentro de casa, aplicou 3x0 o Linhares em Jaguaré mas como visitante. 
Nas quartas de final o Jaguaré não teve dificuldade para passar o GEL Laranjeiras, venceu tanto a ida quanto a volta por 4x0. 
Nas semi finais Capixaba de Vila Velha e o atropelo por 4x0 deixou o tricolor com os dois pés na final e com acesso! o 1x0 em Jaguaré confirmou o retorno à Série A capixaba.
Agora já com a vaga decidida o título era o próximo passo e o Jaguaré ficou mais perto quando abriu placar aos 20 do 1º tempo com Carlinhos pegando chute de Marcudinho que desviou zaga encobrindo o goleiro, 18 minutos depois Rael aumentou a a vantagem do time da terra da café,  o Rio Branco de Venda Nova não consegue reagir e com este placar de 2x0 o Jaguaré conquista o Capixaba Série B 2023 de forma invicta.