quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Atlético de Aribiri Vila Velha



Nome : Atlético Esporte Clube
Data : 2 de fevereiro de 1944
Local : Bairro Aribiri, Vila Velha
Títulos : Campeão Capixaba Série B 1957
Taça Dilio Penedo 1958
Taça União Esportiva anos 60

Modelo alternativo






Em 02 de fevereiro de 1944 era fundado em Aribiri , Vila Velha o Atlético Esporte Clube. Jogou a Série A e B diversas vezes, entre os anos 50, 60 e 70, além da Taça Cidade de Vitória que a partir de 1962, passou a ser uma competição separada do campeonato estadual, antes ela valia como estadual geralmente disputada apenas por clubes da capital, geralmente apenas de Vitória. 
Atlético disputou ela nos anos de 1962, 63, 64, 65, 66 e 67. Estadual de 1969 é o último registro do clube em competição oficial, mesmo sem partidas oficiais sua sede foi inaugurada em 2 de dezembro de 1977.


Placa com as datas exatas relacionadas ao clube de Vila Velha.

O Atlético disputou vários torneios amadores, seu maior rival era o Santos de Aribiri, que na verdade tinha sede em Paul mas estádio em Aribiri. Além do Santos enfrentava também o América também de Aribiri que muitas vezes confundido com o América de Vitória 1º campeão estadual em 1917, Vasco da Gama FC, Campos Salles , Botafogo  entre outros em Vila Velha onde haviam vários torneios muito disputados fora do campeonato estadual.


Resultado de imagem para Atlético Esporte Clube Aribiri
Estádio do Santos onde por vários anos foi usado como casa pelo AEC





Registro do título da Série B de 1957, partida de 15 de maio de 1957 Atlético 3x1 Santa cruz 

No aniversário de 14 anos do Atlético foi disputada a Taça Dilio Penedo na praça de esportes do 3º B.C, o Atlético enfrentou o Santa Cruz de Santa Lúcia Vitória, Tunico entrou no lugar de Gidinho e marcou o tento que deu a vitória e o título da taça.


Em 1958 o Atlético participou de algo muito curioso, em 1º de dezembro de 1958 vencia o Centenário por 2x1 na Série B quando a partida foi interrompida, no ano seguinte as equipes voltaram a disputar os 5 minutos que faltavam, e não e que o Atlético sofreu empate, o Centenário conseguiu buscar o empate com Carlinhos. O Centenário foi com José Vieira, Antônio, Manoel, João Augusto, Osman, José, Ezequiel Nonaldo, Zatta, Taciano e Atila. Já o Atlético disoutou a "pugna" com Jorge, Marquinhos, Hamilton, Carlinhos, Aderaldo, Paulo, israel, José Angelo, Waldemar, Getúlio e Ormelino.
Estádio do Atlético da década de 60

Osiris goleiro atleticano no clássico contra Santos Aribiri no ano de 1966


1969 na Taça Cidade de Vitória é a última competição que se tem registro do Atlético. Uma partida amistosa contra a Desportiva Ferroviária em 20 de agosto de 1969 no Estádio Engenheiro Araripe com derrota por 5×0 é o último registro contra uma equipe profissional.



Verdadeira raridade, uma foto do Atlético da década de 70

Em pé: Toninho Cabeção, João Bobo, Roberto Zatta, Washington Varejão, Ozório e Silvinho Almeida. Agachados: Sabara, Reinado Cabrita, Josué, Delio Queiroz e Geruazio Queiroz.


Alguns troféus e materiais do clube na Casa da Memória em Vila Velha






2 comentários:

  1. Descobri esta página agora. Que coisa espetacular! Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir