segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Atlético Central de Vitória

Nome : Clube Atlético Companhia Central
Fundação : 06 de fevereiro de 1933
Local : Vitória


Logo da Companhia Central de Força Elétrica Brasil






Em 06 de fevereiro de 1933 foi fundado em Vitória o Clube Atlético Companhia Central, formado por trabalhadores da C.C.B.F.E (Companhia Central de Força Elétrica).
Para atender demanda de energia no Espírito Santo que precisava ser aumentada, foi criada a C.C.B.F.E em 26 de agosto de 1927, sua sede ficava em Vitória com uma sub sede em Cachoeiro de Itapemirim, Sul capixaba. 
Sede da Companhia Central de Força Elétrica na Praça Independência em Vitória


A C.C.B.F.E explorava os serviços de energia elétrica em quase todo o Estado do Espírito Santo, além dos serviços de transporte de passageiros através de bondes, barcas e telefonia, durante os primeiros anos não era um serviço digno, inclusive os empregados sofriam com condições precárias e até demissões sem motivo, a partir disso em 12 de julho 1931 se criou o Sindicato dos Operários e Empregados da C.C.B.F.E.


Registro da fundação Do clube da C.C.D.F.E,  Jornal Diário da Manhã de 07/02/1933


Em abril de 1933, foi eleita a primeira diretoria da Federal Regional do Trabalho do Espírito Santo para o exercício 1933 a 1934, que seria empossada no mesmo mês, em ato solene, sendo eleito Gilberto Gabeira para presidente. Antes disso foi fundado um clube de futebol com os trabalhadores como a base da equipe, o Clube Atlético Companhia Central que tinha como objetivo a pratica de esportes de seus empregados, por várias vezes disputou partidas amistosas pela grande Vitória, inclusive contra equipes que jogavam o campeonato estadual pela Federação do estado, Rio Branco, Vitória e Santo Antônio, mas era no amador suburbano mesmo que eles se apresentavam com frequência, lá era um adversário duro, a força física era sua maior marca. 
Anos depois a equipe de futebol teve o mesmo destino da empresa C.C.D.E.F  que foi extinta dado lugar a Escelsa em 1950.

Raridade imagem inédita do Atlético Central com sua Madrinha Senhorita Miriinha Grijó








Nenhum comentário:

Postar um comentário