quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Leão de São Marcos Futebol Clube

Nome : Leão de São Marcos Futebol Clube
Fundação : 9 de fevereiro de 1955
Local : Nova Venécia
Estádio : Zenor Pedrosa Rocha (Municipal)

Escudo utilizado da década de 60



Este modelo também foi utilizado oficialmente pelo Leão






Estádio Zenor Pedrosa Rocha a casa do Leão de São Marcos

Leão de São Marcos Futebol Clube fundado em 09 de fevereiro de 1955, é um clube do Município de Nova Venécia e na década de 70 recebeu um grande prêmio, o de clube com nome mais bonito do Brasil (matéria no final do post). 

O nome do clube foi idéia de um sacristão da Ordem dos Padres Cambonianos que ao ver a estátua do Leão de São Marcos recebida pela Igreja matriz vinda direto de Veneza na Itália, sendo assim ficou decido o nome Leão de São Marcos Futebol Clube e as cores verde e amarela.



Quando retornou ao futebol em meados de 2008 o Leão usou este escudo em seu manto 

Após uns anos o clube paralisou as atividades 
(de 1973 até 1975), ressurgiu com força em 1976. Isso graças ao "milagre" do Padre Emílio Gonzáles Escalada, espanhol amante e praticante de futebol, que inclusive antes jogava no Veneciano, grande rival do Leão. O retorno foi em um amistoso contra o América de Linhares equipe temida na região pela sua força e técnica um adversário duro de ser batido, mas o Leão rugiu e venceu de virada por 2x1 em Nova Venécia. 
Padre Emílio se tornou presidente do clube e filou-o a Federação de Futebol Espírito Santo (FDE na época).



Equipe de 1976. Em pé: Pe: Emílo, Jefinho, Nilson, Dubagre, Desconhecido, Iô,Puri,Tuca, Tião e Campari. Agachados: Paulo Tomáz, Bate-Pau, Lula, Desconhecido, Evanildo, Valter, Carlinho Alemão e Baianinho.

Em 1977 o Leão entrou na série A capixaba, e seu início foi muito animador, empate com o Rio Branco em 1x1 fora de casa, vitória por 2x1 em casa sobre o III de Maio, e novo empate em 1x1 desta vez contra a Desportiva, o Leão só foi derrotado na 4ª partida, 2x0 para o Vitória, ou seja enfrentou os 3 gigantes do estado e perdeu apenas uma. Nesta primeira fase o Leão venceu 5 partidas, isso colocou o time na briga por uma das vagas na 2ª fase. O Leão chegava  com 12 pontos 14 do Veneciano  e do Guarapari. A equipe precisava vencer o Santo Antônio  na capital e torcer por derrota do Guarapari contra Estrela ou do veneciano contra o Vitória ambos jogando em casa. O Leão fez a sua parte e conseguiu vencer o Santo Antônio por 1x0 chegando aos 14 pontos mas para sua decepção Guarapari e Veneciano empataram suas partidas em 0x0 avançando de fase, o Leão terminava em 9º lugar e agora disputaria a repescagem.




1ª Fase
Rio Branco 1x1  Leão de São Marcos
Leão de São Marcos  2x1  III de Maio
Desportiva  1x1  Leão de São Marcos
Vitória  2x0  Leão de São Marcos
Leão de São Marcos   0x0  Santos Barra de São Francisco 
Leão de São Marcos  1x0  Caxias
Leão de São Marcos  1x0  Estrela do Norte
Leão de São Marcos  1x1   Industrial
Leão de São Marcos  0x1  Ceunes
Leão de São Marcos  0x1  São Mateus
Guarapari  2x0  Leão de São Marcos
Leão de São Marcos  1x0  Veneciano 
Santo Antônio  0x1  Leão de São Marcos

Nesta fase o inferno poderia levar direto ao céu pois um líder sairia daqui direto para o Quadrangular final, ou seja este caminho era mais fácil afinal os times não classificados entre os 8 estariam se enfrentando nesta fase.

Mas o início foi desmotivante, o Leão foi derrotado pelo III de Maio que só havia marcado 4 pontos em 26 disputados na fase anterior. Na rodada seguinte empate com Industrial em Linhares e nova derrota em casa 2x1 para o Caxias já deixava o sonho do "céu" mais distante. Depois vieram 4 empates em 0x0 seguidos, na última rodada já eliminado o leão se despediu derrotando o III de Maio por 1x0. No geral o Leão de Sã Marcos encerrou na 9ª colocação com 21 pontos em 21 partidas, 6 vitórias, 9 empates e 6 derrotas, 12 gols a favor e 15 contra. Uma partida marcante e histórica foi em 10 de julho de 1977, pela primeira vez os grandes rivais leão e Veneciano se enfrentaram pela Série A capixaba, o clássico cheio de rivalidade local tomava proporções estaduais, nesta partida o Leão se deu melhor e saiu de campo com a vitória por 1x0, dizem que quase 9 mil pessoas se apertaram no Estádio Zenor Pedrosa para ver a peleja. 

Fase Repescagem

Turno
Leão de São Marcos  0x2  III de Maio
Industrial  1x1  Leão de São Marcos
Leão de São Marcos  1x2  Caxias
Leão de São Marcos   0x0  Santos Barra de São Francisco 
Returno
Leão de São Marcos  0x0  Caxias
Santos Barra de São Francisco  0x0  Leão de São Marcos 
Leão de São Marcos  0x0   Industrial
Leão de São Marcos  1x0  III de Maio

Em pé: Zequinha Zanoni, Bate-Pau, Tiãozão, Bebeto, Iô, Carlos Orelha, Lula, Alcir, Dubagre e Bartollo.
Agachados: Dica, Cesar, Chulé, Luisinho, Jorge Luis, Tuíra, Pelezainho e Enock.

Em 1979 a torcida leonina viu logo de cara que as coisas seriam muito duras, o Leão só venceu uma das 10 partidas do 1º turno 3x2 sobre o Ordem e Progresso com quem brigava para escapar da lanterna. A 3ª rodada contra a Desportiva foi catastrófica com derrota por 8x1. O leão sofria um sério defeito empatava demais suas partidas.
No returno os 8x1 sofridos para a Desportiva mostram como foi um jogo atípico, o Leão sofreu apenas 5 gols em 10 partidas, mas o ataque fez apenas 4, destaque para vitórias históricas sobre Desportiva por 1x0 em casa que era questão de honra após o último embate no turno, e 1x0 sobre o Vitória fora de casa na sua despedida do estadual de 79. Nos clássicos contra o Veneciano empate em 0x0 no turno e derrota por 1x0 no returno, foi neste estadual que se abateu  uma tragédia sobre o Veneciano que jogaria em Vitória contra o Santo Antônio, mas um acidente em Acioli BR-101 vitimou Getúlio Martins técnico do clube, Michila atacante (Valdemir Germano Filho), Josias goleiro e Ferreira zagueiro estavam no Corcel de Getúlio que capotou várias vezes após perder o controle devido um pneu estourado. Isso fez com que o Veneciano abandonasse o estadual e nunca mais voltasse ao futebol profissional novamente, com isso o Leão também acabou se enfraquecendo, afinal todo clube precisa de um grande rival e o Leão perdia o seu. O último clássico entre Leão de São Marcos e Veneciano terminou com vitória do lado azul por 1x0 gol de Amauri. Curiosidade sobre o último encontro é que as duas equipes na noite anterior a partida foram até um terreiro de macumba, do Leão Iô e mais 14 ficaram  de 22 horas até altas horas da madrugada, no outro dia a noite mal dormida interferiu negativamente no desempenho de Iô que foi acusado de falhar no gol da derrota. 


1º Turno

Rio Branco 4x2 Leão de São Marcos
Leão de São Marcos 0x0 Veneciano 
Desportiva  8x1 Leão de São Marcos
Leão de São Marcos   0x0 Santos Barra de São Francisco 
América  0x0 Leão de São Marcos
Leão de São Marcos 0x1 Colatina 
Leão de São Marcos 0x0  Industrial
Leão de São Marcos 0x2 Vitória 
Leão de São Marcos 3x2 Ordem e Progresso 
Santo Antônio 2x1 Leão de São Marcos

2º Turno

Industrial 0x0 Leão de São Marcos
Leão de São Marcos 0x1 Rio Branco
Leão de São Marcos 0x0 Santo Antônio
Veneciano  1x0 Leão de São Marcos
Colatina  2x1 Leão de São Marcos
Santos Barra de Francisco 0x0 Leão de São Marcos
Ordem e Progresso  1x1 Leão de São Marcos
Leão de São Marcos 1x0 Desportiva
Leão de São Marcos 0x0 América 
Vitória  0x1 Leão de São Marcos



De pé :Dr. Sarinho, Natal, Bebeto, Puri, Iô, Luis Paulo, Tuca
Agachados : Carivaldo, Deusdete, Tuira, Enoque Alexandre, Cesar (mascote)  Rodrigo Vignati.

Em 1980 o clube participou novamente do estadual, a campanha foi mediana sem empolgar mas sem decepcionar, a balança não pesou ficando no meio termo, após o fim do estadual o Leão encerrou as atividades profissionais devido ao acúmulo de dívidas. O clube sempre ensaia se reerguer e retornar ao futebol profissional mas por enquanto apenas aparições esporádicas no futebol amador como nas Copas Norte de 2009 e 2011.

Algumas partidas no estadual de 1980.
Colatina  2x0 Leão de São Marcos 
Leão de São Marcos  3x2 Ibiraçu
Leão de São Marcos  2x1 Nacional 
Leão de São Marcos  0x0 Barrense 
América 4x0 Leão de São Marcos 
Leão de São Marcos  1x0 Nacional 
Leão de São Marcos  0x1 Colatina 
Ibiraçu 2x1 Leão de São Marcos 
Leão de São Marcos  0x1 América
São Mateus 2x0 Leão de São Marcos 
Barrense  3x2 Leão de São Marcos 
Ibiraçu 1x1 Leão de São Marcos 

No início de 2000 o Leão de São Marcos participou de uma fusão com Nova Venécia , assim nascia a Sociedade Esportiva Veneciano denominado o primeiro clube empresa do estado, chegou até a disputar a Série A em 2002,2003 e 2005 mas sem muito brilho ficava sempre pelo meio da tabela e não trazia retorno, isto levou a extinção do clube.

O Leão de São Marcos não possui títulos no futebol profissional mas tem muitas conquistas no futebol amador, e tem grandes nomes que já vestiram o manto canarinho do clube, como o campeão Mundial pela seleção em 1994 Viola e o folclórico Túlio Maravilha são dois exemplos de quem já jogaram no clube. Mas de jogador local Iô (Máximo Faria de Deus) goleiro é um dos maiores destaques, isso mesmo vindo do rival que jogando lá jamais enfrentou o Leão,  ele fechou o gol do Leão no estadual de 1977 sendo um dos melhores do campeonato, ele tinha tanta confiança dos torcedores e jogadores que em 1977 o leão encarava a Desportiva Ferroviária em um amistoso de preparação para o estadual, ele estava machucado mas depois que Evandro fez 1x0 Desportiva logo aos 5 minutos com gol de cabeça da risca da grande área de cobertura sobre o seu reserva ele foi chamado para entrar em campo.

Arquibancada do Estádio Zenor Pedrosa Rocha inaugurada no governo do Prefeito Xaph Abrahão da Costa em janeiro de 1971. Nesta ocasião foram 3 partidas entre Leão e Veneciano. E nas 3 o Leão venceu 2 contra 1 do Veneciano. 1º jogo : Leão 2x1 Veneciano, Orlando duas vezes para o Leão e Ciro para o Veneciano., 2º jogo: Leão 0 x 1 Veneciano, gol de Lamparina. e 3º jogo:Leão 2 x 0 Veneciano, gols de Urbano e Silva.



Click na imagem para ver em tamanho real matéria sobre o nome mais bonito do mundo
Click na imagem para ver em tamanho real matéria sobre o nome mais bonito do mundo



O grande clássico de Nova Venécia prestes a ser disputado mais uma vez.



Uma das últimas aparições do Leão de São Marcos pelos gramados do Espírito Santo na disputa da Copa Norte em 2009.


Viola defendendo o Leão na Copa Norte de 2009



Túlio em 2011 disputou uma partida pelo Leão de São Marcos durante a Copa Norte, a partida foi contra o Santo Antônio de Rio Bananal que atropelou o Leão por 4x1, mas adivinha quem fez o gol de honra do Leão!? Túlio que segundo as suas contas chegava aos 958 gols na carreira, este foi o "Gol Pedra do Elefante", em homenagem um dos símbolos de Nova Venécia.


Um registro do grande clássico entre Leão e Veneciano









Leão em 1962


Leão na década de 50



Equipe Sub-15 com modelo número II da equipe

Leão de São Marcos década de 50

Leão na década de 70 com escudo diferente, círculo em torno do Leão de São Marcos.






3 comentários:

  1. SAUDADES GRANDES CRAQUES DOS DOIS LADOS CARLINHOS LEAL C ALEMAO ATACANTE TUIRA ENOCK EDUARDO CHULE SABARA LANPARINA O MAIOR CAMISA 10 VI JOGAR MAIOR JOGADOR ATLETICO ECOPORANGA GRANDE CRAQUE JORGE LANPARINA

    ResponderExcluir
  2. ANOS 70 ANOS 80 ANOS 90 ATE 2010 FUTEBOL INTERIOR NAO TINHA CANPO TINHA JOGADOR NAO TINHA CHUTEIRA BOA CAMPO RUIM TODO LUGAREJO TINHA GRANDES JOGADORES HOJE NAO TEM MAIS NADA FODA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse futebol pego em grama artificial acaba com os campinhos e mata novos talentos

      Excluir