quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Matheense Football Club

Nome : Mateense Futebol Clube
Fundação: 15 de fevereiro de 1922
Local: São Mateus
Estádio : Othovarino Duarte dos Santos
Capacidade : 1.000 pessoas
Títulos : Vice Campeão Capixaba Série B 1994


Modelo com a perna do "M" menor também foi oficial







Entrada principal do estádio que por curiosidade tem o terreno maior que o do Sernamby do São Mateus


15 de fevereiro de 1922 é adotada como data de fundação do Matheense Football Club, esta data é a de criação do hino do clube. A primeira parte do hino dizia "Matheense, Levantae, Vosso altivo pavilhão, Venceste herói e invicto, Oh glorioso campeão"
Por tanto usaremos Mateense com e sem H a matéria.

O clube de São Mateus no Norte capixaba mandava suas partidas Estádio Othovarino Duarte dos Santos, localizado no Bairro Sernamby, mesmo Bairro do São Mateus, maior rival, com capacidade de 1000 pessoas, atualmente o estádio  foi demolido após grande conflito na justiça sobre a quem pertencia e qual destino da área. 

Zeca, como "Keeper", Edgar Andrade, Agenor Lé, Mirabeau, Brahim, Zico, Cosme, Aflordízio, Maçarico, Tonsinho e Deco, é uma das primeiras escalações do Matheense.
O clube que mais tarde assumiu o nome "abrasileirado" Mateense Futebol Clube, foi vice campeão estadual de 1994 da série B.

Uma campanha arrasadora, na 1ª fase nenhuma derrota, o Mateense vence 6 das 10 partidas disputadas, apenas o Canário conseguiu sair sem ser derrotado pelo clube colorado. 

A estreia foi em Colatina diante do Real Madri em 11 de setembro empate em 1x1, na partida de estreia em casa uma semana depois vitória por 2x1 sobre o Botafogo de Jaguaré no Estádio 
Othovarino Duarte dos Santos. Nova partida em casa e vitória por 2x0 sobre o Santa Maria, em Pedro Canário empate em 2x2 como Canário e fechando o turno 3x1 sobre o Nacional de Itaguaçu em casa.
No returno 2x0 sobre o Real Madri em casa, 0x0 com Botafogo em Jaguaré e após a vitória por 3x1 sobre o Santa Maria, duas antes do fim da 1ª fase o Mateense confirmava sua vaga nas semi finais. Mesmo cumprindo tabela o Mateense não perdeu, 1x1 com o Canário em casa e 3x1 no Nacional em Itaguaçu.


Vem a semi final, hora de mostrar que a 1ª fase não foi em vão. O Guarapari veio como segundo colocado na outra chave 13 pontos mesmos
 do Mimosense líder porém no saldo de gols ficou em segundo.

Na ida no Davino Mattos em Guarapari a 1ª derrota do Mateense na competição, nada que assusta-se o melhor colocado da 1ª fase.
Na partida de volta uma simples vitória levaria o Mateense ela primeira vez a série A do capixaba já que havia perdido por 1x0 apenas, por ter a melhor campanha uma vitória simples vitória classificava o time colorado, fez até melhor e venceu por 2x0.

Final
Na ida vitória por 1x0 deixou o Mateense um empate do título inédito, mas na partida de volta em Mimoso do Sul o Mimosense venceu por 2x0 e conquistou o troféu deixando o Mateense com o Troféu 
Antônio Correia de Brito dado ao vice campeão. 27 de novembro marcou a última partida como profissionais pois em 1995 o Mateense abdicou de jogar a série A e acabou fundindo seu elenco com com o São Mateus e não jogou a primeira divisão. 
Em 2004 foi a última vez que se tem registros do Mateense entrando em campo, disputou o municipal de São Mateus ficando com o vice campeonato depois não retornou mais segundo pesquisas.

Turno
Real Madri 1x1 Mateense
Mateense 2x1 Botafogo
Mateense 2x0 Santa Maria
Canário 2x2 Mateense
Mateense 3x1 Nacional de Itaguaçu
Returno

Mateense 2x0 Real Madri
Botafogo 0x0 Mateense
Santa Teresa 1x3 Mateense
Mateense 1x1 Canário
Nacional 
de Itaguaçu 1x3 Mateense 

Semi Final
Partida de ida
Guarapari 1x0 Mateense
Partida de volta
Mateense 2x0 Guarapari
Final
Partida de ida
Mateense 1x0 Mimosense
Partida de volta
Mimosense 2x0 Mateense


Taça Antônio Correia de Brito vice campeão estadual Série B 1994

O Matheense tem como maior rival a Associação Atlética São Mateus, com quem fez vários jogos empolgantes, principalmente nos anos 70 auge da rivalidade, ambas equipes do Bairro Sernamby com estádios muito próximos, cerca de 5 a 10 minutos a pé o que facilitava e aumentava muito a rivalidade, eram jogos típicos de interior, muita força na marcação entradas ríspidas mas sem perder os momentos de técnica e habilidade, fora de campo já ocorreu até briga de ripas, fogos de artifício da torcida do Matheense quando o São Mateus perdia seus jogos em casa no campeonato estadual, ou até mesmo quando apenas sofria gols dos adversários. Certa vez um clássico teve público de aproximadamente 3 mil pessoas no estádio Othovarino.



Aqui pode ser conferida a distância entre o Sernamby e o Othovarino.

Raridade Matheense em açao em 1944

Outra raridade década de 50 Mateense contra provavelmente o Tamandaré (grande rival), foto no Campo do Careca onde hoje se localiza a Praça Mesquita Neto.

Modelo real do mateense


Arquibancada dava uma visão bem ampla do campo sem obstruções, mas de contra partida ficava muito distante do gramado, mas proporcionava o torcedor de alambrado.



Arquibancada vista da rua


Em 1996 o Matheense faz uma espécia de fusão com São Mateus que dura dois anos,  desempenho foi um dos mais fracos em 96 o time se safou do rebaixamento apenas na última rodada ao derrotar o Rio Pardo em casa por 3x1.
Já em 1997 a história foi totalmente diferente, o São Mateus veio de ótima 1ª fase, mesmo que os 3x0 sofridos para o grande rival Linhares na estreia tinha acontecido, isso foi apagado na rodada seguinte com os 6x0 aplicados no Estrela do Norte. Depois o Sama aplicou mais goleadas, 4x1 no Rio Branco de Venda Nova, 4x0 no Rio Branco da capital e 4x0 no capixaba de Guaçuí. Após os dois turnos o São Mateus avançou como o 2º melhor  colocado na classificação geral.
Na semi final encarou a Desportiva melhor campanha na 1ª fase e após empate em 1x1 em São Mateus o Sama aprontou uma zebra no Eng Araripe quando suportou grande pressão e venceu por 1x0 avançando para sua primeira final na Série A. 
O Adversário seria o maior rival nesta década, pela proximidade das cidades São Mateus e Linhares era sempre clima tenso dentro de fora de campo (É até hoje independente de qual seja o Linhares, Esporte Clube extinto ou Futebol Clube em atividade atualmente).
Na partida de ida o lado azul de Linhares acabou sorrindo pois venceu por 2x1 e aumentou a vantagem na partida de volta.
E na volta o São Mateus tentou mas não conseguiu vencer e o empate em 1x1 deu o título ao rival e o segundo vice ao Sama na Série A.


O escudo do biênio da fusão

A camisa 96/97







11 comentários:

  1. gostaria que o matheense voltassem a jogar futebol, tomara que volte em breve

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ensaiou algumas vezes mas esta difícil retornar de verdade hoje estádio ne existe mais

      Excluir
    2. Espero que um dia o mateense renascer das cinzas e jogar o futebol , começando pela B do estadual e quem sabe talvez ir pro capixabao enfrentar o associação , linhares, rio branco, etc....

      Excluir
  2. O estádio nem existe mais, foi demolido pelos proprietário.

    ResponderExcluir
  3. O Time Acabou e Destruíram o Estádio
    Mas Vou Continuar Torcendo Para o Matheense Na Memória e No Coração

    ResponderExcluir
  4. Edmar Ceschim = O Time Acabou e Destruíram o Estádio
    Mas Vou Continuar Torcendo Para o Matheense Na Memória e No Coração

    Responder

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Triste história que se perdeu em São Mateus.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Em 94 o Mateense mandou seus jogos no sernamby. Inclusive, anos atrás o troféu de vice da série B estáva jogado em uma dispensa do estádio da Associação, como pode ser visto pelos sacos de adubo que estão atrás. Nota: a foto é de minha autoria

      Excluir
    4. Não tinha autor no google. Ajudou muito esta foto

      Excluir