domingo, 12 de março de 2017

138 Unidos da Vale Futebol Clube de Vila Velha

Nome : 138 Unidos da Vale Futebol Clube
Fundação : 12 de março de 1957
Local : Bairro Íbes, Vila Velha
Estádio : Benedito Pereira
Títulos : Octa Campeão da Liga Vilavelhense, entre eles 1991, 1993, 1995, 1998, 1999 e 2002
Vice Campeão Interligas 2000


Modelo utilizado algum as vezes no escudo do clube



Estádio Benedito Pereira no Íbes casa do 138

138 Unidos da Vale Futebol Clube é um clube de Vila Velha fundado em 12 de março de 1957, uma agremiação que tem um grande carinho e simpatia no estado, seu campo fica situado no Bairro do Íbes, chamado Benedito Pereira, homenagem ao ex presidente do clube cujo a área foi adquirida em seu mandato.
O clube é muito reconhecido no Espírito Santo pela sua tradição em revelar ótimos jogadores para o futebol profissional, atletas que passaram pela escolinha do 138 e hoje estão espalhados pelo mundo da bola, seja no Brasil na Europa como Itália, Espanha, Portugal, e na Ásia, como Qatar e Emirados Árabes. 


Raro registro sobre o 138 em um dia inspirado. Registro de 1961.

Mesmo sem disputar competições profissionais o clube é reconhecido e respeitado no Espírito Santo, na base participa com frequência de competições estaduais, principalmente no Sub-15 e Sub-17.
Como o nome já diz claramente, Unidos da Vale foi criado por ferroviário todos funcionários da antiga Cia Vale do Rio Doce (CVRD) e Estrada de Ferro Vitória Minas.


Uma passagem interessante ocorreu em 1979,  quando o 138 encarou um irmão ferroviário, a Desportiva Ferroviária também fundada por funcionários da CVRD, a partida amistosa foi diante dos reservas da Desportiva que jogaram afim de manterem ritmo de jogo na equipe que disputava o estadual, placar final foi 3x0 para a Desportiva, detalhe que menos de duas semanas depois a Desportiva conquistava o título de 1979 do estadual, depois ainda conquistou o de 1980 e 1981 consecutivamente.

Em 2014 o 138 Unidos da Vale disputou o estadual Sub-15 de futebol, mas a campanha foi fraca, a única vitória aconteceu apenas na 5ª rodada goleada por 4x0 no Tupy de Vila Velha, a competição contou com 10 equipes jogando em turno único, com apenas 4 pontos o Unidos ficou distante das semi finais. Essa foi a última aparição até o dia desta matéria em que o 138 disputou um estadual da FES (Federação de Futebol Estado do Espírito Santo), mas isso não significa muito pois o Unidos segue em plena atividade disputando nas categorias de base, veteranos e muitas vezes nos campeonatos amadores de Vila Velha. É figura carimbada na 1ª divisão da Liga Vilavelhense.

Em 2017 uma bomba devastou o Unidos quando seu treinador do 12/13 anos foi preso por cinco estupros de vulnerável e por produzir e armazenar cenas de sexo explícito envolvendo adolescentes. Ele chantageava as vítimas dizendo que só seriam indicadas para um time aceitando suas condições doentias. É um fato triste mas recorrente no mundo do futebol, mas isso não manchou a imagem do Unidos que sempre primou pelo bem dos garotos, pena que maçãs podres surgem em alguns momentos. Mas o importante é que o bandido foi punido e está na cadeia. Em 2000 o 138 foi vice campeão do Interligas que é o capixaba amador do Espírito Santo perdendo para o Caxias, e a equipe possui 8 títulos de campeão amador de Vila Velha.  

Na imagem de 2017 no Estádio Benedito Pereira do Unidos uma presença ilustre, o senhor de branco trata-se Helcio Mendes um dos fundadores do 138 Unidos da Vale.







Reinauguração do campo do 138 no Íbes



Várias facetas do Unidos
138 sempre une a "velha guarda" para relembrar os bons tempos








10 comentários:

  1. Oi meu nome é Márcio Santos,morei em vila velha nos anos de 2001 e 2002 e tive o privilégio de jogar nesta equipe , sendo campeão . Fiz muitos amigos aí , era conhecido como gaúcho, amigos como Fabrício, Jorge 10.,cinho, Carlinhos,entre muitos outros abraço

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber onde esta o Dida o Zé Carlos éo Claudinho.
    Disputamos a copa Gazetinha de 1978.

    ResponderExcluir
  3. Oi boa noite me chamo Cristina fahler sou moradora do bairro ibes,no ano de 1989 a 1991 joguei no campo 138 no time feminino gostaria de saber se teriam fotos para relembrar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não temos nada. Só vai conseguir com quem jogou nessa mesma época.

      Excluir
  4. Se puder entre em contato no meu face Cristina fahler

    ResponderExcluir
  5. Ainda existe alguém que administre a página?

    ResponderExcluir
  6. Onde acho fotos dos times campeoes?

    ResponderExcluir