segunda-feira, 20 de março de 2017

Comercial de Castelo

Nome : Comercial Sport Club 
Fundação : 20 de março de 1927
Local : Castelo
Estádio : Independência
Títulos : Campeonato Sulino de 1936
Vice Campeão Capixaba 1936
 Campeão Capixaba Futebol Feminino 2011,2012 e 2013
Vice Campeão Capixaba Futebol Feminino 2010 e 2016




Um das poucas imagens da equipe do Comercial de Castelo


Fundado em 20 de março de 1927 na cidade de Castelo o Comercial Sport Club é uma das equipes mais antigas do Espírito Santo em atividade,  o clube manda os jogos no chamado Estádio Independência, que fica as margens do Rio Castelo
.

O Comercial cultiva rivalidades muito tradicionais em Castelo contra o Castelo F.C e Caxias Castelense, América de Castelo também fez partidas interessantes, mas também tem rivalidades com equipes da região, Muniz Freire, Estrela do Norte, Cachoeiro, entre outros.
Comercial em 1991

A equipe disputou por várias vezes o Campeonato Sulino, principalmente nas décadas de 30, 40 e 50, inclusive em uma delas no ano de 1936 sagrando-se campeão, graças a este título o Comercial foi finalista do Campeonato Capixaba, na final encarou o Rio Branco mas não foi páreo, perdendo a duas partidas na melhor de 4 pontos, as duas partidas foram disputadas em Vitória. Na partida de ida em 1º de março de 1937 o Rio Branco aplicou 7x1, isso obrigava o Comercial devolver o placar mas na partida de volta em 8 de março foi derrotado novamente, agora por 4x2 ficando com honroso vice campeonato estadual.

No mesmo ano em 4 de julho o Castelo encarou o Flamengo/RJ em seu estádio perdendo por 3x0.
Fachada do Estádio Independência próximo ao Rio Castelo 




Se no futebol masculino o Comercial não conseguiu conquistar o título estadual, no feminino fez com sobras, as meninas do Comercial já conquistaram o estadual feminino 3 vezes, 2012,2013 e 2014, em 2010 e 2016 foi vice campeã, 3º lugar em 2011 e 2015, prova da força do Comercial no estadual feminino é que em todas as  edições o time Castelense chegou entre as 4 melhores. 

Em 2010 começa a história, a primeira partida foi diante do Club Capixaba em Guarapari vitória por 2x0.

A primeira goleada duas rodadas depois vitória por 6x2 sobre o grêmio Laranjeiras, antes disso havia feito a estréia contra  Vila Nova com vitória por 4x2.
Depois de dois turnos o Comercial se garantiu nas semi finais que foram em jogo único, dentro de casa o Comercial fez valer o mando de campo e venceu Linhares por 4x2 garantindo vaga na final. As adversárias seriam Vila Nova que na primeira fase perderam por 4x2 e empataram em 0x0, mas não é que as coloradas aprontaram em pleno Independência e venceram por 2x0 conquistando o I Campeonato Capixaba de Futebol feminino.

Em 2011 o Comercial futebol feminino conquista seu primeiro título a nível estadual, a equipe sagrou-se campeã da Copa Espírito Santo, a campanha contou com 7 vitórias em 8 jogos na 1ª fase, 19 gols marcados, 4 sofridos, com isso o Comercial foi com a vantagem para a final contra o Vila Nova. na partida de ida empate em 2x2, na partida de volta o Comercial atropelou por 4x0 e levou a taça para Castelo. No primeiro semestre ficou de fora ainda na primeira fase pois apenas 1º e 2º avançavam e a equipe terminou em 3º, foi a única vez que o Comercial foi eliminado ainda na primeira fase do estadual.


Campanha Copa Espírito Santo 2011 

Turno
Vila Nova-ES 0 x 1 Comercial (Sesi de Cobilândia)
Comercial-ES 2 x 0 Selc (Independência)
Colatina 0 x 3 Comercial (Justiniano de Mello e Silva)
Comercial-ES 2 x 0 Goiabeiras (Independência)
Returno
Comercial-ES 1 x 2 Vila Nova (Independência)
Selc 1 x 3 Comercial (Ass. de Moradores de Laranjeiras)
Comercial-ES 4 x 1 Colatina (Independência)
Goiabeiras 0 x 3 Comercial (Municipal de Itaguaçu)

Final

Partida de ida
Vila Nova-ES 2 x 2 Comercial-ES (Gil Bernardes)
Partida de volta
Comercial-ES 4 x 0 Vila Nova-ES (Independência)


Em 2012 o Comercial precisou se superar para conquistar o título, na partida de ida o Comercial sofreu uma derrota  de 5x2 para o time da Unesc de Colatina, restava apenas ao time castelense uma goleada por quatro gols para ficar com o título. na volta Patrícia fez 1x0 Comercial.
No início da 2ª etapa Patrícia fez 20. Na sequência Camila fez 3x0, resultado que levaria a partida para a decisão nos pênaltis por não ter gol fora. Mas a poucos minutos do fim, Talita marcou 4x0 e decretou virada sensacional do Comercial que com isso conquistava seu primeiro título capixaba garantindo vaga na Copa do Brasil pela segunda vez já que em 2012 enfrentou o São José/SP e acabou eliminada ainda na partida de ida ao ser derrotada por 4x0.


Em 2013 o Comercial começou a caminhada belo Bicampeonato com goleada por 4x1 sobre o Vila Nova de Vila Velha, na rodada seguinte 1x0 sobre o Projeto S.E.L.C de Vitória, fechando o turno 5x1 sobre Jardinense e Cariacica. No returno a aplicou sonoro 6x1 no Vila Nova, o empate em 3x3 com Selc surpreendeu muita gente, na rodada seguinte a partida contra Jardinense foi cancelada mas o Comercial já estava com vaga garantida na final. 

Final que foi contra Projeto Selc, na partida de ida empate em 1x1 deixava as meninas tricolores próximas do Bicampeonato, título que veio após bela vitória por 3x0. 
Na Copa do Brasil de Feminino de 2013, o Comercial perdeu em casa por 1x0 para Foz Cataratas, na volta no Estádio Pedro Basso em Foz do Iguaçu, Paraná, precisando a vitória de qualquer forma o Comercial não conseguiu marcar seu gol e o placar em 0x0 eliminou a equipe capixaba.

Campanha
Turno
Vila Nova 1 x 4 Comercial 
Projeto S.E.L.C 0 x 1 Comercial 
Comercial 5 x 1 Jardinense 
Returno
Comercial 6 x 1 Vila Nova 
Comercial 3 x 3 Projeto S.E.L.C
Jardinense (cancelado) Comercial 

Final

Partida de ida
Projeto S.E.L.C 1 x 1 Comercial S.C
Partida de volta
Comercial 3 x 0 Projeto S.E.L.C

Em 2014 conquista o direito de participar da Copa do Brasil de Feminino de 2014 ao conquistar o título da Copa dos Campeões do Espírito Santo contra o time do Projeto SELC, campeão da Copa Espírito Santo de 2013

No Campeonato Capixaba Feminino de 2014 o Comercial foi um verdadeiro rolo compressor, aplicou goleadas histórias. Logo na estréia 11x0 no Jardinense, na rodada seguinte 7x0 no Anchieta, depois veio 5x1 Vilavelhense, os 5x3 no Vila Nova foi a partida mais "apertada", depois dela 5x0 no Projeto Selc, mas contra Jardinense é que veio a partida dos sonhos, vitória por incríveis 16x0, já classificada a equipe teve duas partidas vencidas por W.O com placar de 3x0 contra Anchieta e Vila Nova, a roda final foi cancelada pois já estava tudo decidido. 
A final seria diante do Vila Nova o mesmo do W.O, na partida de ida o Comercial aumentou ainda mais sua vantagem ao vencer por 3x1, agora poderia perder por um gol de diferença que a taça ainda seria sua, e foi o que aconteceu, a derrota por 2x1 não foi o bastante para tirar o título do Comercial agora Tricampeã Capixaba feminino. 
Na Copa do Brasil de 2014, o Comercial encarou o Vasco/RJ no Estádio Emílio Nemer sendo goleada por 5x1 co isto sendo eliminada prematuramente ainda na partida de ida, de consolo  Lane marcou o primeiro gol em competições nacionais do clube.

Campanha

Comercial 11 x 0 Jardinense
Anchieta 0 x 7 Comercial
Comercial 5 x 1 Vilavelhense 
Vila Nova 3 x 5  Comercial 
Comercial 5 x 0 Projeto S.E.L.C.
Jardinense 0 x 16 Comercial 
Comercial 3 x 0  Anchieta (W.O.)
Vilavelhense 0 x 4 Comercial 
Comercial 3 x 0 Vila Nova  (W.O.)
Projeto S.E.L.C. (cancelado) Comercial.

Final
Partida de ida
Vila Nova 1 x 3 Comercial 
Partida de volta
Comercial 1 x 2 Vila Nova 
Meninas campeãs estaduais em 2014

Em 2015 o Comercial seguiu aplicando goleadas sensacionais como 7x0 no Marataízes Raridade e 5x0 no Jardinense, mas de quebra acabou sentindo na pele um pouco do seu próprio veneno ao sofrer goleada de 4x1 para União Selc, rivais que seria as adversárias na Semi final.
Na partida de ida o empate em 2x2 deixava o Comercial em uma situação inédita de ter que decidir fora de casa e isso parece ter pesado um pouco pois na volta sofreu derrota por 3x1 no Campo do Vale dos Reis em Cariacica e com isso viu o sonho do Tetra acabar.
Na Copa do Brasil de Feminino de 2015, o Comercial perde em casa por 3x0 para o Kindermann/SC que foi a equipe campeã da competição e é novamente eliminada ainda na partida de ida.


Comercial na Copa do Brasil partida contra o Vasco da Gama
Modelo alternativo de uniforme do Comercial

Em 2016 novamente na briga pelo título o Comercial encerra a primeira fase com os mesmos 13 pontos do Vila Nova, mas devido o saldo de 12 contra 16 das rivais fica em 2º tendo que decidir fora.

Na partida de ida dentro de casa no Estádio Independência empate em 1x1, agora só a vitória fora interessava, mas o Gil Bernardes o Vila Nova fez 1x0 e o Comercial não teve forças para virar terminado assim com seu segundo vice campeonato.


Vista parcial do gramado
Em 2009 após tempestade em Castelo o Estádio foi alagado e as piscinas do clube social sem encheram de lama, o alambrado caiu e o Comercial foi obrigado a fazer uma reconstrução de seu patrimônio.













Nenhum comentário:

Postar um comentário