quarta-feira, 15 de março de 2017

Industrial de Linhares

Nome : Industrial esporte Clube
Data : 15 de março de 1953
Local : Linhares
Estádio : Guilherme Augusto de Carvalho "Guilhermão"

Outro modelo clássico do Industrial de Linhares


 


Estádio Guilherme Augusto de Carvalho

A história do Industrial Esporte Clube fundado em 15 de março de 1953 pode ser divido em duas partes. de 1953-1990 e 1991-2000. O Industrial é muito lembrado por participar da fusão com América Futebol Clube que deu origem ao Linhares Esporte Clube, equipe que nos anos 90 dominou o futebol capixaba ao lado da Desportiva sendo até semi finalista da Copa do Brasil em 1994, mas neste post vamos abordar apenas a história de 1953-1990 período antes da fusão.
Edílson da Silva Ferreira, mais conhecido como Edílson Capetinha Campeão do Mundo em 2002 e motivo de confusão com Industrial de Linhares, ele começou sua carreira no Industrial Esporte Clube de Santa Maria de Jetibá no ano de 1987 e não no Industrial Esporte Clube de Linhares.

Industrial da década de 70
Um grande ídolo do Industrial foi Mário Jorge, também conhecido como Chaminé ou Fumaça. Nascido no dia 30 de julho de 1954, em Linhares (ES), Mário Jorge começou a jogar cedo. Seus primeiros chutes foram no Industrial pelo qual atuou entre 1960 e 1973. Passou por Vasco/RJ, Atlético/MG entre outros.

No futebol profissional o Industrial disputou a Série B de 1987,1988, a Série A de 1970,1973,1976, 1977, 1979 e 1991.

Em 1970 a primeira partida do Industrial na história do estadual surpreendeu muita gente, ela aconteceu em 19 de julho no Estádio Salvador Costa e terminou com empate em 0x0 com o Vitória. 
A primeira vitória porém só foi acontecer na 6ª rodada diante da Ferroviária de João Neiva, placar de 3x2 em 26 de agosto. 
Na 10ª rodada outra grande surpresa, empate em 0x0 com a Desportiva Ferroviária. Na classificação geral a equipe encerrou na lanterna com 1 vitória, 4 empates e 9 derrotas, 8 gols marcados contra 25 sofridos. 
O returno começou igual o turno empate com UACEC agora em 1x1, 2x2 com Santo Antônio fora, derrota por 4x1 para o Rio Branco, empate em 1x1 com Vitória, em outro clássico contra o América empate por 1x1, na rodada final empate em 1x1 com a Desportiva fechando a participação da equipe em 7º lugar no returno com 5 pontos, 5 atrás de Vitória e Rio Branco líderes, na classificação geral Industrial encerrou com 1 vitória, 9 empates e 4 derrotas, 8 gols a favor novamente, 15 sofridos, detalhe que agora a equipe sofreu 10 gols a menos que em 1970.


Ladislau José Pereira discutindo com árbitro Ozíris Pizzol após uma partida entre Industrial e Rio Branco.

Em 1973 o clube retorna a Série A, este time ficou marcado por empatar demasiadamente suas partidas, em 14 jogos foram 9 empates. 
Começou empatando com UACEC em Colatina por 1x1, depois veio 0x0 com Santo Antônio, um surpreendente 1x1 com Rio Branco na capital, na rodada seguinte a primeira derrota 1x0 para o Vitória, depois um 0x0 com a Ferroviária em João Neiva, nova derrota, esta fora por 2x0 para a Desportiva e fechando o turno ótima vitória por 1x0 no clássico local contra o América de Linhares, assim o Industrial encerrou o turno em 5º lugar com 6 pontos, Rio Branco e Desportiva líderes fecharam com 11.

Após 2 anos longe do estadual a equipe retorna em 1976 para nova disputa. Desta vez consegue vencer duas vezes...Em 13 de junho o Industrial foi até Guarapari no Davino Matos e voltou com grande vitória. Acrísio aos 15 do 1º tempo marcou primeiro tento da partida, Samuel aos 38 abriu 2x0 Industrial. Na segunda etapa Paulo Roberto aos 30 marcou 3x0 para os visitantes, o Guarapari  só diminuiu aos 43 do Nando. O Industrial foi a campo com Zé Coco, Totinha, Zé Carlos, Deca, Teixeira, Paulo Roberto, Delvo, Zé Rubens, Berico, Samuel e Acrísio, o Guarapari foi com Lúcio, Montinho, Nélio, Russo, Edinho, Elísio, Ronaldo, Fernando, Mateus(Nando), Luciano e Luiz. 
. O Industrial encerrou em 8º lugar entre 10 equipes, com 7 pontos em 10 jogos, 2 vitórias, 3 empates e 5 derrotas, marcando 11 gols sofrendo 14.


O grande ano do Industrial foi em 1977, certame que começou com a equipe vencendo o Ceunes de Vitória por 2x0, a única na 1ª fase, nas 2 rodadas seguintes duas derrotas, uma para a Desportiva por 4x0 outra para o Vitória por 1x0 ambas na capital, o Industrial não conseguia mais vencer, e acabou sendo goleado  pelo Estrela do Norte por 4x0, depois de empatar com Santos de Barra de São Francisco em casa e 1x1 com Leão de São Marcos em Nova Venécia, perder para o Guarapari e Veneciano por 1x0, o Industrial se envolveu em uma partida muito polêmica neste estadual, em 3 de julho o árbitro Luís Carlos Rocha expulsou 4 jogadores do Industrial na partida contra o São Mateus, Zé Rubens, Zé Carlos, Lozinho e Gilu, o placar estava em 2x1 para o São Mateus até que um jogador do Industrial se lesionou deixando o campo de jogo, com isto a equipe do Industrial ficou com apenas 6 jogadores em campo, o número mínimo é de 7 jogadores, mas a partida seguiu e o São Mateus ainda marcou o 3º gol. Girinha fez o gol do Industrial, Dario, Silvino e Celso para os visitantes, a federação chegou pensar em anular a partida mas acabou mesmo homologando o placar em 3x1 São Mateus que precisava muito dos 2 pontos para avançar a 2ª fase, pois decidiu que o Industrial foi responsável pelo ocorrido com isso o placar foi mesmo confirmado em 3x1, bom para o São Mateus que precisava da vitória para avançar a fase seguinte, como já estava eliminado o Industrial já pensava no Torneio dos Perdedores. Esta fase foi chamado assim pois reuniu os times eliminados na 1ª fase, foram 5 equipes pois o Ceunes desistiu da disputa, o Industrial encerrou a 1ª fase a frente apenas do III de Maio e do Ceunes que ao seu lado forma as equipes que venceram apenas uma vez cada.

Campanha
1ª Fase
Industrial  2x0  Ceunes
Desportiva  4x0   Industrial
Vitória  1x0   Industrial
Industrial 0x0  Caxias
Industrial  1x1  Rio Branco
Estrela do Norte 4x0 Industrial
Industrial    0x0  Santos Barra de São Francisco
Leão de São Marcos  1x1   Industrial
Industrial  0x1  Guarapari
Veneciano  1x0   Industrial
Industrial  1x3  São Mateus
Santo Antônio 2x0   Industrial
Industrial 0x0  III de Maio

Hora da repescagem chamada de Torneio dos Perdedores, ali os 5 times tinham a chance de sair do inferno para o céu, isso graças ao regulamento bizarro que dava vaga no Quadrangular final, ou seja os 8 melhores se enfrentariam por 3 vagas na fase final e os 5 piores brigaria por uma sendo um caminho mais curto e menos difícil. A estréia do Industrial foi melhor que a encomenda vitória por 1x0 sobre o Santos em Barra de São Francisco. na rodada seguinte 1x1 com Leão de São Marcos, na 3ª partida ótima vitória, goleada por 4x0 sobre o III de Maio em casa, fechando o turno empate em 1x1 com Caxias. 
No returno vitória por 1x0 sobre o III de Maio com gol de Alberto aos 42 do 2º tempo, contra o Caxias Alberto e Moraes marcaram para o Industrial e Arnado descontou para o Caxias esta vitória por 2x1 deixou o time com perto da classificação. Uma vitória classificaria o Industrial, mas o empate em 0x0 com Leão de São Marcos em Nova Venécia adiou a classificação da equipe, para piorar o Santos venceu o Caxias por 3x1 e encostou na classificação. A rodada final Industrial e Santos se enfrentariam em Linhares com Industrial com 11 pontos contra 10 do Santos de Barra de São Francisco, a partida aconteceu em 18 de setembro com quase 2 mil presentes no acanhado estádio do Industrial, o time linharense jogou com regulamento em baixo do braço e se classificou a segurar o empate em 0x0.

Repescagem
Turno
Santos Barra de São Francisco 0x1  Industrial 
Industrial  1x1  Leão de São Marcos
Industrial  4x0  III de Maio
Industrial  1x1  Caxias 

Returno
III de Maio 0x1 Industrial      
Industrial   2x1  Caxias
Leão de São Marcos  0x0   Industrial
Industrial    0x0  Santos Barra de São Francisco 

Quadrangular Final
Chega a 3ª fase e o Industrial é sem dúvida a grande zebra, sua estréia é justamento contra o melhor time do estadual até o momento, a Desportiva vem de liderança na classificação geral e entrando com 1 ponto extra por isso. A partida é em Linhares e o Industrial sonha com os 2 pontos da vitória.
O Industrial foi a campo com Bebeto, Berico, Jorge Aranha, Sisi, Zé Coco, Zé Carlos, Didu, Nozinho, Zé Rubens, Morais (Matinha) e Alberto. A Desportiva jogou com Azevedo, Suemar, Evandro, Orlando (Zambi), Célio, Wílson e Toninho (Vadinho). O Industrial tentou encarar a Desportiva e vencer mas não deu, acabou derrotado por 1x0 gol de Suemar logo aos 27 do 1º tempo, cerca de 2448 pagantes estiveram nessa partida.
Na rodada seguinte nova partida  casa, agora contra o Rio Branco. Industrial foi escalado com Bebeto, Berico, Jorge Aranha, Sisi, Zé Coco, Didu, Purinha, Babinha, Alberto, Zé Carlos e Zé Rubens. O Rio Branco foi com Carlos Afonso, Paulo Paixão, Jouber, Daniel, Marinho, Beto Careca, Beto Louro (Bira), Carlinhos, baiano, Acilino e Da Costa. O Industrial novamente caiu com derrota por diferença mínima gol de baiano aos 45 do 1º tempo. na rodada final enfrentou  Estrela do Norte fora de casa e acabou derrotado com gol único de Sérgio Roberto aos 2 do 2º tempo. O Industrial encerrava sua melhor campanha na história do estadual em 4º lugar com 5 vitórias, 9 empates e 10 derrotas, 13 gols marcados e 24 gols sofridos.

Quadrangular Final
Industrial  0x1  Desportiva  
Industrial  0x1  Rio Branco
Estrela do Norte 1x0   Industrial 

Industrial x Desportiva em 1977

Em 1979 o Industrial retorna ao estadual após um ano afastado, seu retorno foi cercado de muita expectativa depois do 4º lugar em 77. A estreia logo de cara o clássico contra o América, ninguém venceu e o placar foi um 0x0 em 15 de abril. Este 0x0 mostrou o que seria o time neste estadual, foram 5 empates e 1 derrota, na 9ª rodada uma grande zebra o Industrial derrota o Rio Branco por 1x0 conquistando sua primeira vitória no estadual, mas na rodada seguinte nova derrota, agora 1x0 para o Santo Antônio. 


Turno
América  0x0  Industrial
Colatina  1x1  Industrial
Industrial 0x0 Vitória 
Veneciano  1x0  Industrial
Santos Barra de São Francisco 0x0  Industrial
Industrial 1x1 Desportiva 
Leão de São Marcos 0x0  Industrial
Ordem e Progresso  0x0  Industrial
Industrial 1x0 Rio Branco
Santo Antônio 1x0  Industrial


No returno empate em 0x0 com Leão de São Marcos, na rodada seguinte em 10 de junho o último clássico entre Industrial e América, e terminou com vitória do Industrial por 2x0, mostrando que não era o ano do Rio Branco contra o Industrial as equipes empataram na capital, na rodada seguinte nova vitória, 1x0 sobre o Colatina, após 4 jogos sem derrota o Industrial cai por 3x0 para a Desportiva em Cariacica, após empate outro em 0x0 agora contra o Santos de Barra de São Francisco, um revés por 4x1 para o Vitória, a rodada seguinte a vitória mais triste da história do clube, em 15 de julho o Industrial deveria enfrentar o Veneciano de Nova Venécia mas a equipe rival abandonou a competição devido trágico acidente automobilístico  que levou a óbito dois integrantes do Veneciano, com isso a vitória veio por W.O. Agora dentro de campo outra vitória, 2x1 sobre o Santo Antônio, esta vitória fazia o Industrial sonhar com a vaga no Quadrangular Final, mas a equipe acabou não vencendo o Ordem e Progresso de Bom Jesus do Norte e mais uma vez empatou em 0x0.

Returno
Industrial 0x0 Leão de São Marcos
Industrial 2x0 América 
Rio Branco 0x0  Industrial
Industrial 1x0 Colatina 
Desportiva  3x0  Industrial
Industrial 0x0 Santos Barra de São Francisco 
Vitória  4x1  Industrial
Industrial (W.O) Veneciano 
Industrial 2x1 Santo Antônio
Industrial 0x0 Ordem e Progresso 

Ainda em 1979 Rio Branco e Vitória formaram um combinado para enfrentar Industrial e América que montaram outro, isso em partida homenageando Gilson Felix correspondente da Revista Placar no Espírito Santo com a renda revertida para sua família. América e Industrial ainda nem imaginavam que anos mais tarde esta união voltaria a acontecer desta vez formando um novo clube. 

A equipe só voltaria a disputar estadual em 1987 e 1988 quando disputou a Série B, não conquistou acesso mas dificultou a vida dos times campeões, em 87 por exemplo ficou no 0x0 com São Mateus em Linhares e em São Mateus derrota apertada por 1x0, já em 1988 derrotou o Muniz Freire por 1x0 em casa no turno e no returno derrota por 3x0. Jogando como Industrial a última participação no futebol profissional foi esta da Série B de 1988.



Em 1991, os times do América Futebol Clube e do Industrial Esporte Clube resolveram se unir e disputar o Campeonato Estadual, foram muito bem afinal o Linhares Esporte Clube foi semi finalista perdendo para o Muniz Freire que foi o Campeão Capixaba daquele ano.  Mesmo com sucessos em campo em 1993, com a recusa do América em consolidar a união dos patrimônios, os diretores do Industrial Esporte Clube seguiram sozinhos no projeto do Linhares Esporte Clube. Em 1994 já campeã capixaba (1993) com o sucesso da equipe, o clube adquiriu uma área de 145 mil metros quadrados para fazer o Parque Aquático e vendeu aproximadamente mil e trezentos títulos de sócios Diamante, Ouro e Prata.  

Em 2000, o clube entregou a gestão do Parque Aquático a um grupo de empresários e ex-diretores do clube que transferiram a área do para o patrimônio de uma empresa recém-criada se comprometendo a terminar as obras e entregá-lo novamente aos sócios. Porém, a área foi fechada em meados de 2006 e nunca mais voltou a funcionar. Com o abandono do clube, vários sócios se uniram e formaram uma nova diretoria visando reaver o patrimônio do Clube. 

A nova diretoria eleita com a ajuda dos sócios prejudicados entrou com uma ação judicial tentando reaver a área do Parque Aquático que foi desapropriada pela Prefeitura em 2014 para criar o Parque da Lagoa.  O valor da desapropriação que seria pago aos ex-diretores está depositado em juízo aguardando decisão da Justiça sobre a propriedade. O Industrial segue extinto sem previsão de retornar ao futebol.


Década de 70 Industrial e Flamengo do bairro Canivete, grande rivalidade.

Outra de Industrial e Flamengo de Canivete

Jogadores formados no Industrial que se reuniram em 2015 para matar saudade, pena não encontrar a escalação dos craques

Equipe jogando estadual sem data de registro








Mefuca Instagram


4 comentários:

  1. Olá, estou buscando informações sobre o José Ladislau Pereira. Sua viuva me procurou pedindo ajuda para encontrar informações. Entre em contato comigo se tiver mais alguma foto ou informação! 27 933002469 meu número de whats app

    ResponderExcluir