terça-feira, 11 de abril de 2017

Esporte Clube Guanduense

Nome : Esporte Clube Guanduense
Fundação : 10 de abril de 1985
Local :  Baixo Guandu
Estádio : Estádio Municipal Manoel Carneiro
Título : Campeão da Copa Serrana 2013
Vice Campeão da Copa Serrana 2014





Panorâmica do Estádio Municipal Manoel Carneiro

Esporte Clube Guanduense fundado em 10 de abril de 1985 em Baixo Guandu. Existe até hoje em atividade tantos nas categorias de base quanto no time principal, o clube sempre foi voltado para o futebol amador na região de Baixo  Guandu, mas no futebol profissional a equipe disputou a Série B por duas vezes, em 1998 e 2005.

A Campanha em 1998 no profissional começou em casa no Estádio Manoel Carneiro, derrota por 1x0 para o São Gabriel em 30 de agosto. 
Sua segunda partida aconteceu em Barra de São  Francisco diante do Santos com derrota por 2x0. 
No dia 13 de setembro o Guanduense conquista sua primeira vitória ao atropelar o Ypiranga de Marataízes de forma surpreendente por 4x0, na rodada seguinte empate em casa contra o Nacional de Itaguaçu. Contra o Santa Maria na 5ª rodada vem a primeira vitória fora de casa 2x0, o Guanduense em outra partida foram conseguiu segurar o São Gabriel em 0x0 conquistando grande resultado , com isso chegava aos 8 pontos  em 4º lugar na briga pela vaga com São Gabriel e Ypiranga com 12 e Nacional com 10, porém  a equipe entrou em "parafuso" após a derrota por 3x0 para o Santos, perdeu para o Ypiranga e para o Nacional ambas por 2x0, sendo que esta última eliminou a equipe da competição, fechando a participação o Guanduense perdeu de 1x0 para o Santa Maria finalizando a competição em 6º lugar entre 6 equipes com apenas 8 pontos. 

Em 2005 o Guanduense retorna as competições oficiais da federação capixaba de futebol,o retorno foi péssimo com derrota por 4x0 para o Linhares, a campanha foi oscilante demais,na partida seguinte o Guanduense se recupera derrotando o Sul América de Conceição do Castelo por 4x2, na rodada seguinte derrota por 2x0 para o Rio Branco Atlético Clube que passeava pela primeira vez na Série B capixaba. Mostrando o quanto oscilava o Guanduense enfiou 4x2 no GEL fora de casa , sofreu 3x1 do Alfredense, aplicou 3x1 no Unidos de São José do Calçado, essa campanha perdendo uma vencendo a outra lhe dava a vaga nas semi finais, mas de repente a equipe entrou em uma queda vertiginosa,  despencou ladeira a baixo  perdeu para o Linhares por 3x1, 3x0 para o Sul América e para o Rio Branco, sofreu terrível 5x1 do GEL , e para piorar após a derrota para o Alfredense  por 1x0 viu o rival tomar seu lugar na tabela na 4ª posição, o Guanduense chegava obrigado vencer  o eliminado Unidos para avançar de fase, o Alfredense com 10 pontos encarava o GEL vice líder, o Guanduense possuía 9 e o Sul América 8 pontos todos brigando. O Alfredense perdeu para o GEL por 2x1,o Sul América foi goleado por 4x1 pelo Rio Branco, o Guanduense precisava apenas da vitória para avançar mas acabou ficando no empate em 2x2 com Unidos e viu uma classificação nas mãos escapar após chegar a sua 5ª partida seguida sem vitórias, o Alfredense avançou graças ao saldo de -12 negativo contra -15 do Guanduense. Após esta participação o Guanduense foca apenas nas categorias de base e futebol amador.



Imagem rara do time principal do Guanduense em ação este em 1998.
E nestas competições amadores o Guanduense se destacou na Copa Serrana de 2013. A equipe chegou a final contra o Nacional de Itaguaçu.
Após bela vitória na partida de ida por 2x0 poderia perder por até por um gol de diferença, e a estratégia era claramente não sofrer gols. E conseguiu. Depois dos 90 minutos de bola rolando o grande destaque da partida foi o goleiro Roberto Carlos Monteiro, mais conhecido como Pita. Autor de grandes defesas, Pita empolgou a torcida que foi até o estádio Manoel Carneiro ver o Guanduense soltar grito de campeão! No seguinte o Guanduense quase conquistou o Bicampeonato, acabou perdendo a final para o Flamengo de Joatuba de Laranja da Terra. 





Modelo oficial já utilizado pelo Guanduense

Equipe do Guanduense durante as finais da Copa A Gazetinha diante do Nova Venécia em 2014








Nenhum comentário:

Postar um comentário