sexta-feira, 21 de abril de 2017

Grêmio Santo Agostinho Futebol Clube


Nome : Grêmio Santo Agostinho Futebol Clube
Fundação : 21 de abril  de 1956
Local : Cachoeiro de Itapemirim
Estádio : Santo Agostinho
Títulos : Tricampeão Juniores 1984, 1985 e 1986


Modelo muito comum nos uniformes da base do Grêmio


Outro Modelo também utilizado oficialmente

Fachada do estádio do Grêmio


Fundado e 21 de abril de 1956 o Grêmio Santo Agostinho Futebol Clube é uma equipe de Cachoeiro de Itapemirim, Sul do Espírito Santo, manda as partidas no Estádio chamado Santo Agostinho com sua bela arquibancada azul e branca. 
A equipe seguiu rumos do amador mas disputou 3 vezes o estadual profissional, uma pela Série A e duas pela Série B, além de várias vezes o Campeonato Sulino. É uma equipe que sempre deu muita atenção para as categorias de base, desde o dente leite até Sub-17. 
Títulos temos pouca coisa, mas o que temos é sensacional, em 1976 o Grêmio encarou o Cachoeira Grande, que era seu grande rival no Bairro Vila Rica, goleou por 4x0 não dando chances ao adversário e levantando  o troféu do Campeonato Municipal de Cachoeiro de Itapemirim em 1976. 





Em 1980 disputou a Série A do capixaba pela primeira e única vez, a equipe antes de estrear fez um amistoso com a Desportiva atual campeã e mesmo em casa depois de perder por apenas 1x0 criou  uma boa impressão. 
A campanha da equipe foi na Chave Sul com Vitória, Rio Branco, Estrela do Norte, Guarapari, Castelo, Ordem e Progresso e Santo Antônio. Lá as coisas não foram tão boas, sua primeira partida oficial na série A foi diante do Guarapari no Davino Matos derrota por 3x0. O turno o Grêmio foi péssimo, foram mais 5 derrotas, seu melhor resultado uma verdadeira zebra, empate em 0x0 com Rio Branco que graças a este empate não assumia a ponta da Chave.
No returno o Grêmio enfim venceu,1x0 sobre quem? logo sobre o Estrela do Norte grande adversário local em casa, mas derrotas seguiram nas rodadas seguintes inclusive um acachapante 7x1 para o Rio Branco. Até que no confronto dos "Santos" o Agostinho fez milagre, conseguiu seu maior triunfo na Série A em um jogaço. Carijó fez 1x0 Grêmio aos 14 minutos de jogo, Batata aos 26 aumentou para 2x0, João Carlos aos 37 descontou para o time antonino. No 2º tempo Farley grande destaque do time na competição aos 7 minutos fez 3x1 e Ricardo aos 20 minutos 3x2. Os pouco mais de 250 presentes não esperavam mais tanta emoção depois dos 40, quando Lamparina aos 41 fazer 4x2 e aos 42 Batata fazer 5x2, os gremistas ainda comemoravam o 5º gol quando João Carlos aos 45 fez o 3º do Santo Antônio encerrando a emocionante partida em 5x3 Santo Agostinho.
Na rodada seguinte o Grêmio com gol de João  Carlos aos 6 do 1º tempo venceu sua segunda seguida por 1x0 o Castelo.  Na rodada final se despediu da Série A ao perder por 3x1 para o Ordem e progresso em Bom Jesus do Norte, Três Rios aos 16, Lúcio aos 28 abriram 2x0 Ordem, Ricardo aos 14 marcou o último tento do Grêmio na elite aos 14 na segunda etapa mas Marlon aos 29 fechou 3x1 para o Ordem e Progresso.   
Em 14 jogos foram 3 vitórias 2  empates e 9  derrotas, 16 gols a favor 29 contra, encerrou em 7º lugar empatado com 6 pontos dom Santo Antônio vantagem no saldo, no geral entre 16 equipes foi a 14ª. 

Campanha Capixaba 1980 
Turno
Guarapari 3x0 Santo Agostinho
Santo Antônio 3x1 Santo Agostinho 
Santo Agostinho 2x3 Ordem e Progresso 
Vitória 2x1 Santo Agostinho
Castelo 1x0 Santo Agostinho 
Santo Agostinho 0x0 Rio  Branco
Estrela do Norte 1x0 Santo Agostinho 
Returno
Santo Agostinho 1x0 Estrela do Norte
Rio Branco 7x1 Santo Agostinho 
Santo Agostinho 0x1 Vitória 
Santo Agostinho 2x3 Guarapari 
Santo Agostinho 5x3 Santo Antônio 
Santo Agostinho 1x0 Castelo 
Ordem e Progresso 3x1 Santo Agostinho


Panorâmica do Estádio Santo Agostinho anos 80

Em 1987 e 1988 suas últimas participações no futebol profissional, em 1987 não chegou a final mas nas partidas contra o campeão daquele ano o São Mateus aprontou das suas, depois da derrota por 2x0 fora de casa no Sernamby o Santo Agostinho em casa enfiou 4x2.











Um jogador emblemático que encerrou a carreira no Santo Agostinho foi Tinteiro, José Jorge Fabiano recebeu este apelido quando chegou ao Flamengo/RJ junto ao Cachoeiro F.C onde foi revelado, no Cacho era chamado de Pelezinho, nascido em 25 de setembro de 1948 na própria Cachoeiro do Itapemirim jogava como lateral esquerdo e zagueiro, Tinteiro após sair do Flamengo em 1972 atuou pelo Tiradentes (PI), CRB (AL), Confiança (SE), Leônico (BA), Treze (PB), Ferroviária de Araraquara (SP), Ceará e Fortaleza (CE). Em 1981, Tinteiro retornou a Cachoeiro de Itapemirim (ES). Disputou dois campeonatos capixabas pelo Estrela do Norte. Em 1983 defendeu o Colatina. No ano seguinte jogou pelo Nacional de Duque de Caxias, no Campeonato 

Carioca da 2ª Divisão. Em 1985 atuou no time master do Botafogo e em 86, no Flamengo. Em 1987 retornou para casa e defendeu o Cachoeiro no Estadual da 2ª Divisão. No ano seguinte, encerrou a carreira, atuando pelo Grêmio Santo Agostinho com 40 anos de idade. 

José Tinteiro pelo Flamengo/RJ

Time infantil do grêmio Santo Agostinho 



Interior do estádio com a arquibancada principal




Vista da bela arquibancada de uma das ruas do Bairro Vila Rica

O estádio também recebe partidas noturnas sem problema.


Conquistas recentes da base sendo ostentadas no gramado do estádio











Nenhum comentário:

Postar um comentário