domingo, 16 de abril de 2017

São João do Forte Futebol Clube de Vitória

Nome :  São João Futebol Clube
Fundação : 16 de abril de 1931
Local : Bairro Forte São João, Vitória




Primeiro modelo oficial do São João 



Na década de 30 o Jornal Diário da Manhã informava que o escudo do clube era formado por estas cores, não foi encontrado quando modificou para as cores amarelo e preta.




Fundado em 16 de abril de 1931 o São João Football Club de Vitória ou São João do Forte devido  o local onde  era sediado, apareceu durante a década de 30 na série A do estadual onde disputou a competição entre 1932 e 1935. Também disputou Torneio Início mas sem conseguir chegar as finais. Sua melhor campanha foi em 1934 quando encerrou em 4º lugar entre 7 equipes, atrás apenas de Rio Branco campeão, Vitória e Santo Antônio. 
Mandava os seus jogos no Campo do Forte de São João onde era duro de ser batido, nas partidas maiores usava Estádio Governador Bley, Estádio de Zinco em Jucutuquara como sua casa. 
Mas este mesmo campo se tornou campo de uma verdadeira batalha entre São João e Americano que pode ser visto no Jornal Diário da Manhã de 31 de janeiro de 1933.

Aqui um registro sobre a polêmica do dono do Campo de São João.


Estatuto original da equipe.

No início de julho com apenas 2 meses de fundação o São João foi até João Neiva encarar o forte Sul América time ligado a ferroviários da Estrada de Ferro  Vitória Minas, sobre comando de Severiano Costa presidente, o São João recém fundado mesmo fora de casa se impôs e dominou o Sul América, graças ao seu goleiro o Sul América não sofreu gols na primeira etapa. Euzequio um dos grandes destaques do São João abre o placar logo no início da segunda etapa, e perto do fim Totinho chutou de longe e surpreende o goleiro Sul americano marcando o 2º tento dos visitantes encerrando assim a peleja em 2x0 São João no Sul América.
O São João foi a campo com Santinho,Romano, Arildo, Lyrozil, Daciano, Milton, Neyr,Totinho, Reynoldo, Euzequio e Zequinha. Elysio Modesene apitou a partida.
O Sul América pediu uma revanche e foi atendido prontamente, no dia seguinte às 8 horas entraram e campo outra vez como anteriormente às 14h. O São João venceu novamente, desta vez pelo placar de 2 tentos a 1. Entraram em campo pelo São João : Santinho, Milton, Romano, Manequinho, Daciano, Lyrozil, Euzequio, Zequinha, Totinho, Reynaldo e Noyr. Nesta peleja Raul Teixeira quem comandou o apito.

Em 1931 em 24 de para ser mais exato o São João encarou o Argentino Futebol Clube no campo do Nego F.C, o Argentino era uma equipe amadora mas com valoroso quadro. Isso fica claro quando o Argentino abre o placar com Dias após cobrança de falta com 15 minutos decorridos de partida, 10 minutos depois o São João responde na mesma moeda empatando com Curió, o mesmo Curió vira o placar já na segunda etapa, o São João só conquistou a vitória quando marcou 3x2 faltando 8 minutos para o fim do encontro.

Em 8 de agosto o São João recebeu o Estrela do Norte de Cachoeiro de Itapemirim para um amistoso. A bola saiu com o São João, nos pés de Euzequio que já deu início um ataque perigoso, após o início de pressão dos mandantes o Estrela equilibrou as ações e a partida ficou "lá e cá", mesmo muito movimentado o primeiro tempo encerrou em 0x0. 
Na segunda etapa o Estrela conseguiu marcar duas vezes contra uma do São João que não saiu nada satisfeito com a arbitragem que ao seu modo de ver foi clubistas e beneficiou o  Estrela, o jogo após os 2 gols do Estrela tomou um rumo mais pegado, ganhou espaço muito para a parte física, as entradas ríspidas se multiplicaram, inclusive dentro da área de ambos com o trio de arbitragem fazendo vista grossa, outra reclamação dos adeptos do São João é que não foram acrescentados 15 minutos em que o jogo ficou paralisado seja por lesões graças as entradas mais fortes ou confusões.

Em 1935 o clube mudou sua sede da rua 15 de Novembro em Jucutuquara para o 1º andar do prédio número 50 na Avenida Duque de Caxias, não se sabe os motivos mudou de amarelo e preto para vermelho e verde mantendo o mesmo escudo. Não se sabe ao certo se esta mudança de sede foi a responsável a grande responsável pelo fim da equipe, mas a verdade é que pouco tempo depois das mudanças o São João foi extinto, deixando órfãos seus sócios e adeptos que já estavam acostumados com os festivais de São João, eram festivais comemorando o dia do Santo padroeiro do clube.

Há uma curiosidade muito grande sobre o São João é que em 1931 enfrentou o Viminas valendo a Taça Severiano Costa, acontece que após 4 empates (1x1,2x2,1x1,0x0) ninguém chegou a um acordo e a taça não foi para ninguém, não conseguimos encontrar o desfecho desta polêmica disputa sem campeão e vice.

Registro em foto da equipe do São João com seu modelo titular de uniforme.  










Nenhum comentário:

Postar um comentário