sexta-feira, 26 de maio de 2017

Americano Atlético Clube de São José do Calçado

Nome : Americano Atlético Clube
Fundação : 26 de maio de 1953
Local : São José do Calçado
Estádio : Ernesto Guimarães
Ernesto Guimarães


Ernesto Guimarães




Inscrição na fachada do Campo do Americano


Americano Atlético Clube é um clube fundado em São José do Calçado em 26 de maio de 1953, muito tradicional na região do Caparaó. Contra o Motorista faz o clássico da cidade, também faz jogos interessantes contra equipes da região, times de Bom Jesus do Itabapoana e do Norte, Apiacá, Guaçuí, Alegre, Mimoso do Sul, Muqui, Castelo entre outros. 

O hino do clube diz o seguinte " Americano é o maior/ Que coisa louca/ Que coisa rara/ Americano não respeita a cara".

Desde 1958 no Ernesto Guimarães se organiza o Torneio do Trabalhado, sempre é disputado em 1º de maio em homenagem ao feriado do dia do trabalhador.

Em 2016 o Americano ficou de luto  devido falecimento de José de Aquino Guimarães 96 anos, Zezinho Leite como era conhecido jogou de lateral direito do Americano durante muitos anos, dedicou sua vida ao clube, participou de todos Torneios do Trabalhador enquanto estava em vida, nascido em 19 de março de 1920 era um dos maiores ícones do esporte calçadense. 
José Borges de Almeida ex prefeito de Calçado é criador do torneio. Ainda ao campeão caberá o Troféu José de Aquino Guimarães (Zezinho Leiteiro), ex-Atleta e Diretor do Americano A.C. Ao vice-campeão caberá o troféu Lino Alves de Araújo (Lino Dadá), ex-atleta do Americano. Ao 3º colocado Troféu Luiz Carlos Borges de Abreu (Cacau), ex-Conselheiro do Americano A.C. A equipe que apresentar melhor uniforme receberá o Troféu João Luiz da Silva Simões, grande colaborador do esporte calçadense. Já ao artilheiro, goleiro menos vazado e melhor jogador, caberá uma medalha. 

Em 1957 um amistoso entre Americano e Olímpico de Guaçuí no Ernesto Guimarães em São José do Calçado. O Americano foi a campo com : Niterói, Tote, Leiteiro, Franco, Procópio, Pedro, Agrimaldo, Paulo, Agnaldo, Eloísio  e Cardoso(Tão). 
O Olímpico foi a campo com : Oruly, Chico, Darli, Paulinho I Alves, Cirinho, Paulinho II (Mendonça), Aroldo, Said, Elcio (Alfredinho) e Lilinho. 
O Americano é quem pulou na frente já aos 35 minutos do 2º tempo com Paulo, mas apenas 5 minutos depois um pênalti que Elcio cobrou e empatou tudo, a torcida do Americano se revoltou e o clima que foi pacífico a partida inteira acabou com o apito final, alguns torcedores revoltados tentaram agredir a arbitragem.


Dia de clássico no Ernesto lota para ver Americano x Motorista
Registro Americano contra Ordem e Progresso 

A rivalidade Americano x Motorista podia ser separada da seguinte forma, a elite de São José do Calçado preferia o Americano, o Motorista era meio que marginalizado mesmo os estádios sendo muito próximos



Contudo em 2013 os rivais Americano e Motorista unem as forças e fundam o Unidos Esporte Clube, o nome simboliza a união dois rivais do futebol municipal, em 2014 disputou a Serie B do Capixaba. Lembrando que já existia um Unidos Esporte Clube de São José do Calçado que já havia disputado o Estadual Série B anos antes sem ligação com este da fusão. A campanha começou sem vitórias nos primeiros 3 jogos, na 4ª rodada Unidos enfim venceu sua primeira partida 1x0 sobre Sport, mas o turno encerrou mesmo com 7 jogos com apenas uma vitória, a campanha ruim seguiu no returno, na verdade piorou pois não venceu mais nenhuma partida.


Campanha

Turno
Tupy    3x2  Unidos
Unidos 0x2  Serra
GEL   0x0  Unidos
Unidos  1x0  Sport
Atlético  1x0  Unidos
Cachoeiro 1x1  Unidos
Unidos  0x1  Rio Branco
Returno
Unidos  0x3  Tupy  
Serra   2x1  Unidos de Calçado
Unidos 1x1  GEL
Sport  2x0  Unidos
Unidos 0x2  Atlético
Unidos 0x0  Cachoeiro
Rio Branco   1x0 Unidos





Americano anos 80. De pé : Julinho Procópio, Teco, Didi, Roberto Badi, Lica e Nélio. Agachados : Nando, Rogério, Marcelinho, Sander e Paulo Foicinha.

Sem data mas vale o registro




Década de 80. Partida entre  Americano A.C. 1 X 0 Motorista F.C no Campo do Motorista,  Gol do Atacante Índio. Em pé : Nélio, Lica, Zé do Oleio, Jairo, Tiriça, Zeco, Lucas, Josedir e Carlinhos. Agachados : Sander, Janio, Zezão, Índio, Delei, Careca e Tost.


Americano  Campeão de 1955. Em Pé Iote, Zezinho Leiteiro, Zé Lumbreiras, Franco, Jãozinho Tindé , Lé, Umberto, SR. Heber, Tião Paiada, SR. Jocelim e Moacir Garcia. Agachados : Procópio, Agrimaldo, Paulo Junger, Agnaldo Rosa e Eloysio.


Primeiros esquadrões do Americano


Estádio Ernesto Guimarães
Placa comemorativa de reinauguração do estádio

Ernesto Guimarães grande reforma setembro de1984











15 comentários:

  1. Sou torcedor e fui,com muito orgulho jogador do Americano. Meu nome, Domingos Fernando Ribeiro de Rezende(Careca).
    Triste foi ter que, em 1980 partir para Vitória, deixando para trás minha cidade e o meu Americano, minha paixao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai gostar de saber que o post foi atualizado com mais imagens!

      Excluir
  2. VELHOS BONS TEMPOS DOS TIMES DE CALÇADO.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo trabalho de resgatar a memória do futebol capixaba. Sou de Calçado e torcedor do Americano. Só um detalhe: o Americano não é só o clube da elite, é o de maior torcida em Calçado. Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Boa noite. Em primeiro lugar parabéns pelo excelente trabalho. Eu gostaria de saber se exisdte uma data precisa de fundação do Unidos de Calçado, no caso o da fusão entre Americano e Motorista. Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. Obrigado. Ainda busco data exata sem sucesso, entrei em contato mas nunca responderam

      Excluir
    2. Na verdade, a tal fusão nunca existiu, criaram o Unidos, mas Americano e Motorista nunca deixaram de existir. Continuam com seu estádios. O Unidos, enquanto durou, jogava no campo do Motorista.

      Excluir
  6. Americano foi um clube de Todos Calçados tal como A Escola pública onde esportes representava civilidade CRESCER desenvolver filhos e filhas.

    ResponderExcluir