quarta-feira, 10 de maio de 2017

Associação Viminas de Esportes

Nome : Associação Viminas de Esportes
Fundação : 05 de maio de 1930
Local : Vitória
Título : Taça Severiano Costa 1931





Esta é provavelmente as 1ª diretoria do Viminas posando em sua sede com a bandeira do clube ao fundo
Associação Viminas de Esportes foi fundado em 5 de maio de 1930 em Vitória, o clube foi criado por funcionários mineiros e capixabas que trabalhavam no território capixaba na Estrada de Ferro Vitória-Minas, o que deu origem ao nome do clube. 
O nome Associação de Esportes é devido Viminas não ficar restrito somente ao futebol, o clube também tinha equipes de Remo, Water Polo e Basquete por exemploDisputou o Campeonato Capixaba de futebol Série A em 1932 e 1934, mas não obteve êxito de conquistar o título nas competições, mas isso não impediu o time de fazer confrontos marcantes, principalmente contra Uruguaiano, São João do Forte e Santo Antônio, equipes de nível mais próximos do Viminas neste período.

A primeira disputa oficial da equipe foi o Torneio Início de 1932, na primeira fase eliminou o Uruguaiano por 2x0. Na fase seguinte a equipe parou no Rio Branco perdendo por 2x0, rival este que foi o campeão da competição inclusive.
Equipe naquela Torneio Início de 1932 : Pé Chato, Segovia, Chinês, J. Paulo, Bala, Reis,Horácio, Orlando, Joaquim, José e Hermes

Outra de 1932 porém sem escalação oficial





Registro de uma partida entre Viminas e Vasco da Gama de Vila Velha em abril de 1931, em que o Viminas atropelou, venceu pelo placar de 4 tentos a zero, o Viminas foi a campo com Souza, Silvino, Cristovam, Nelson, Tião, Barboa, Euclydes, Soares, José, Augusto e Rangel,

Uma história interessante sobre Viminas é que m 1931 enfrentou o São João do Forte também de Vitória valendo a Taça Severiano Costa, acontece que após 4 jogos todos terminados em empates (1x1,3x3,1x1,0x0) ninguém chegou a um acordo e a taça acabou sendo pleiteada por ambas equipes que se declararam campeãs. Foi um campeonato de dois times  dois campeões.

Viminas durante o Campeonato Capixaba de 1932

Sede do Viminas seção Náutica na rua Barão de Monjardim


Nos foi enviado de forma anônima uma pequena excursão do Viminas ao estado do Rio de Janeiro e Sul do Espírito Santo em 1993. 
A primeira partida aconteceu em Campos no dia 04 de fevereiro, lá o Viminas arrancou empate em 3x3 com Goytacaz, no dia seguinte jogou com o mesmo adversário goleando por 6x2. 
No dia 07 já em solo Espíritosantense voltou a golear, 3x0 no Mimosense em Mimoso do Sul, em 09 de fevereiro sua melhor apresentação, goleou o Nacional em Muqui por 6 tentos a zero, fechando a vitoriosa excursão nova vitória, placar de 3x1 sobre o Cachoeiro em Cachoeiro de Itapemirim em 12de fevereiro.







2 comentários:

  1. Olá sou neta do Pé Chato (Manoel Ferreira Santos) . Meu avô era goleiro deste time. Que recordação maravilhosa! Meu avô também foi violonista, deu aula de violão muitos anos no Sesc do Parque Moscoso e também no Clube Vitória. Memória afetiva de uma neta que amava ouvir as histórias do avô. Karla Simone Ferreira Caetano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fantástico, nos dá uma satisfação enorme quando atingimos pessoas e trazemos boas recordações

      Excluir