quinta-feira, 20 de julho de 2017

20 de Julho Futebol Clube

Nome : 20 de Julho Futebol Clube
Fundação : 20 de julho de 1929
Local : Vitória
Estádio : Sindicato dos Estivadores do Espírito Santo, Estiva





Estádio da Estiva com gramado sempre impecável

20 de Julho Futebol Clube fundado em 20 de julho de 1929 em Vitória por trabalhadores estivadores, a equipe em 1961 deu trabalho nos campos suburbanos, em 16 partidas venceu 14, perdendo e empatando apenas uma vez, hoje a equipe está sediada na Serra no bairro Camará onde tem seu estádio conhecido como Estádio da Estiva, estádio que recebeu jogos do Campeonato Capixaba e Copa Espírito Santo de futebol profissional, já teve Grêmio Laranjeiras, Serra e Rio Branco usando como casa, ocorreu até jogo de Copa do Brasil entre Serra e CSA/AL pela 1ª fase da competição em 4 de março de 2009 que terminou com vitória dos visitantes por 3x2. 
O Vinte é um dos clubes de recreação mais antigos do Espírito Santo também. Pensando no lazer entretenimento da família estivadora foi inaugurada em 18 de julho de 1993 a Estiva, no bairro Camará, Serra, local que conta com piscinas, bar e um estádio com capacidade para 2.100.
Arquibancadas da Estiva

Não podemos falar do  20 de Julho, sem falar do Sindicato dos Estivadores onde o time ganhou vida. 
O Sindicato dos Estivadores e dos Trabalhadores em Estiva de Minérios do Estado do Espírito Santo (SETEMEES) é um dos mais antigos do estado. Fundado em 20 de julho de 1918.
Jarbas Santos foi o primeiro presidente. Logo após a criação da então União dos Estivadores de Vitória, que aconteceu no Bar Éden Parque, hoje edifício Glória, no centro da capital foi deflagrada a primeira greve da categoria no estado. Os estivadores reivindicavam reajuste salarial. A manifestação não foi vista com bons olhos pela Autoridade Portuária e pelo próprio governo do estado. Ao final os estivadores foram vitoriosos.
Em 12 de julho de 1934 houve o reconhecimento como categoria profissional, pelo Ministério do Trabalho. A partir daí passou a se chamar Sindicato dos Operários Estivadores de Vitória. Em 05 de dezembro de 1941, virou Sindicato dos Estivadores de Vitória.
Em 1964, com o golpe militar, o SETEMEES passou a ser presidido por um interventor. Délio Lima ocupou o cargo e em 1965 foi à vez de Alencar Pereira do Nascimento. Passaram, ainda, como presidentes do SETEMEES, Ariston Fernandes de Almeida, Jairo Lamêgo Tabachi, João Mathias Filho, Jarbas Telles de Sá, Délio Lima, Jocy Gonçalves, Adelino Pereira, Jorge Luiz Ferreira dos Santos, Jetro Dantas, Jocimar Miguel Gonçalves e, hoje, Cícero Benedito Gonzaga.

Em 1935 o 20 de Julho foi até Santa Leopoldina no mês de janeiro encarar o Cachoeirano, e voltou com a vitória no embate, Dilermano(2) e Murilo anotaram os tentos do time dos estivadores na vitória por 3x2. Nos times aspirantes o 3x2 agora foi para o Cachoeirano. 
O Cachoeirano dono da casa foi a campo com : Guilherme, Gil, Abel, Duarte, Bologna, J.Olympo, Toquinho, José I, José II, Alceu e Nadinho.
O 20 de Julho : Floriano, Emignou, Zaranda, Boca-Azul, José Lopes, Innocencio, Dilermano, Luiz, Benedito, Mirilo e Murilo. Boca Azul é o mesmo que defendeu o Santo Antônio por incríveis 16 anos, depois disso além de jogar no 20 de Julho também foi treinador da equipe.

Em julho de 1945 outro registro de vitória do Vinte, em foi até Santana Cariacica encarar o União F.C e foi um visitante muito indigesto, Sapurú 3 vezes João 2 vezes e Luiz anotaram os 6 gols do 20 de Julho que goleou por 6x2 e foi a campo com : Raimundo, Alcides, Reis, Humberto, Boca Azul, Laruê, Sapurú, Luiz, Gabiru, Goibira e Lauro. 



Master 20 de Julho que conquistou o Hepta campeonato da Liga da Serra


Em 15 de setembro de 2012 na sua casa Estiva o 20 de Julho conquistou o hepta campeonato de futebol da Liga da Serra, na categoria Master +50. O título foi depois de aplicar 5x0 sobre o Independente Futebol Clube, de Vila Velha Baiano, Cosme Eduardo, Vicente, Bahia e Mica anotaram os 5 tentos do Vinte.

O sétimo troféu confirmou o que já estava claro nos últimos anos, a supremacia da equipe rubro negra que desde 2005 conquista a competição, só em 2009 não conquistou mas a explicação é simples, não ocorreu o torneio. Além de se manter na ponta, o 20 de Julho terminou a competição com os prêmios individuais de melhor treinador, para Miguel Gomes da Silva, e o de artilheiro da competição, que ficou com Baiano, com 19 gols.
A equipe que disputou a final entrou em campo com: Claudio, Júlio, Zoião, Agnaldo, Bahia, Vevé, Tatalo, Cosme, Odilon, Baiano e Piassi.










2 comentários:

  1. Orgulho e Honrra ter vestido esse manto Sagrado..por muitos anos além de ter meu avô como um dos presidentes desse sindicato de Estivadores do ES...abrc a todos do 20 de julho.q amanham completa mas um ano de vida...

    ResponderExcluir