domingo, 3 de setembro de 2017

Domingos Martins Football Club

Nome : Domingos Martins Football Club
Fundação : 03 de agosto de 1917
Local : Vitória





Domingos Martins Football Club foi fundado em 03 de agosto de 1917 em Vitória, nasceu canarinho verde e amarelo mas antes mesmo de fazer sua estréia modificou suas cores oficiais para azul. O seu primeiro Presidente foi Sr. capitão Izidoro Ferreira de Aguiar e o 2º Secretário foi Raulino Silva.
A equipe possuiu uma sede em Santo Antônio e utilizou os bairros Inhanguetá e Porto Novo para jogar como mandante.
O nome é uma homenagem a Domingos José Martins o clube inclusive foi fundado no mesmo ano do centenário da morte de D. Martins. 
No Espírito Santo ele é o patrono da Polícia Civil capixaba e do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo (IHGES), foi um dos precursores da Independência do Brasil. O Coral da Polícia Civil também homenageia o herói capixaba levando seu nome.
Domingos José Martins nasceu no sítio Caxangá, em 9 de maio de 1781,  nas proximidades de Itapemirim. Hoje esse local pertence ao município de Marataízes. Filho do capitão de milícias Joaquim José Martins e D. Joana Luíza de Santa Clara Martins, prima do marido e nascida na Bahia. O capitão comandava o “Quartel”, quase em frente à Ilha das Andorinhas, ao sul de Marataízes, ali localizado para fiscalizar e impedir o desembarque clandestino de africanos.

A Revolução Pernambucana também conhecida como Revolução dos Padres, foi um movimento emancipacionista que eclodiu em 6 de março de 1817, na então Província de Pernambuco. Domingos Martins participou como líder da Revolução Pernambucana, sua morte acabou ocorrendo em 12 de junho de 1817 no estado da Bahia por fuzilamento, ali seu legado e contribuição histórica já haviam sido deixados marcados para sempre. 
Pela Lei Estadual 1.307, de 30 de dezembro de 1921, o município de Santa Isabel passou a denominar-se Domingos Martins, sempre nesta data o município se transforma de forma simbólica na capital do Espírito Santo.

Dentro de campo o Domingos Martins F.C tem sua história no futebol capixaba tendo disputado a Série B estadual, há registros confirmados em 1919, 1920, 1930 e 1931. Não conseguiu conquistar o título da competição.
A estréia do Domingos Martins nos gramados não foi das melhores terminando com derrota de 4x0 para o Americano de Vitória em jogo amistoso.  


As mudanças de cores do clube
















Nenhum comentário:

Postar um comentário