quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Esporte Clube Itaquari

Nome : Esporte Clube Itaquari
Data : 07 de setembro de 1958
Local : Cariacica
Estádio : Praça de Esportes Orlando Nogueira
Título : Bicampeão Interligas 2002 e 2003
Campeão Cariaciquense 1985
Campeão Copa Campo Grande 2003


Escudo de 2014





Tem muito time profissional sem iluminação noturna, o Itaquari deixa eles no chinelo.

Fundado em 07 de setembro de 1958 o Esporte  Clube Itaquari é uma equipe de futebol amadora muito tradicional no futebol capixaba, fica situada no Bairro Itaquari em Cariacica,  já foi Campeão Cariaciquense categoria principal, Campeão Cariaciquense de Juniores, Bi Campeão da Copa Itaquari +40, Campeão da Copa Itaquari +50
Campeão da Copa Itaquari Amador, Copa Campo Grande, além de ter duas taças de campeão do Interligas, a maior competição amadora do estado.
A equipe manda suas partidas em seu estádio  chamado Praça de Esportes Orlando Nogueira um dos responsáveis pela fundação do Tricolor.


Paronâmica do campo de jogo


Equipe jogando no antigo Estádio Kleber Andrade

Curiosamente sobre as maiores conquistas do tricolor pouco se sabe, o bicampeonato da Interligas competição que equivale ao Campeonato Capixaba Amador. Os títulos conquistados em 2002 e 2003 foram ambos sobre o Tiradentes F.C de Linhares.

Em 2013 na grande final da VII Copa Itaquari de Futebol Master o Esporte Clube Itaquari sagrou-se campeão, não só o título como todas as premiações possíveis, o título veio após impiedoso 4x1  no Sotema. 
O time ainda garantiu os troféu de artilheiro para Sérgio Cogo, com 13 gols, melhor goleiro para Josaphar Pedroni (Fazinho), e o troféu Fair Play (equipe mais disciplinada). De acordo com um dos organizadores da competição, Joe Lima, o feito do Itaquari é inédito. “Em sete edições da Copa, nunca um time ganhou todos os títulos, incluindo campeão, artilheiro, melhor goleiro e fair play. Estão de parabéns”, destacou.



Vista aérea da Praça de Esportes Orlando Nogueira

A premiação contou com a participação da bateria Águia Furiosa, da Escola de Samba Independentes de Boa Vista, comandada por Mestre Picolé.

Os atletas que participaram do campeonato têm intimidade de sobra com a bola. São jogadores que já deram muitas alegrias aos torcedores de seus bairros quando mais jovens e que voltaram a campo para defender suas comunidades na Copa Master.
O campeonato teve a participação de seis equipes: Alto Boa Vista, Itaquari, Sotema, Oriente, Itacibá e Porto de Santana. A VII Copa Itaquari de Futebol Master, troféu Hoberaldo Oliveira, vulgo Beraldão, conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Cariacica.



A Copa na primeira fase, os times jogaram entre si em sistema de pontos corridos: uma vitória somava três pontos e o empate, um. Os quatro primeiros se classificaram para a segunda fase. Para disputar o campeonato, os atletas participantes, obrigatoriamente, deveriam ter mais de 40 anos e morar ou já terem morado no bairro participante da competição.

Essa foi a forma que os organizadores Joe Lima e Fábio Sarmento encontraram para reunir jogadores que tivessem identificação com os bairros, levando também seus familiares e amigos a uma grande confraternização dominical.

Vestiários e o bar do Orlando Nogueira




Itaquari em ação contra o Rio Branco de Loco Abreu









2 comentários:

  1. Belo trabalho. Também faço um trabalho de divulgação do futebol capixaba, mas somente com as fichas técnicas de competições oficiais, infelizmente não tenho mais comparecido a biblioteca para pesquisar campeonatos mais antigos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Ibrahim, e como podemos ver o seu trabalho tem blog ou site nos envie!!!

      Excluir