segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Uruguayano Football Club


Nome : Uruguayano Football Club
Data : 11 de setembro de 1916
Local : Vitória
Título : Torneio Inicial Suburbano 1919





Uruguayano Football Club fundado em 11 de setembro de 1916 em Vitória, também conhecido como Uruguaiano Futebol Clube, disputou por várias vezes o Campeonato Capixaba entre 1923 e 1932. 
Não conquistou títulos expressivos mas deixou marcado nome na histórica futebolística capixaba, uma prova disso que juntamente com Fluminense, Palmeiras e 7 de Setembro fundou a Liga Suburbana em julho de 1921, sendo assim os clubes de Vitória, Vila Velha e Cariacica poderiam organizar competições e ter intercâmbio maior com um órgão gestor.  


Diário da Manhã de 13 de setembro de 1921 lembrando aniversário de fundação do tricolor

Chamada Jornal Diário da Manhã em outubro de 1923 para uma partida do Uruguayano


Matéria sobre a conquista do Torneio Início Suburbano do Uruguayano em 21 de setembro de 1919, Jornal Diário da Manhã de 23 de setembro de 1919. 

Em 1928 o Uruguayano entrou com torcida extra para sua última partida, a equipe não tinha mais chance nenhuma de título mas os rio branquenses torceram pelo tricolor pois o América em caso triunfo levaria o título estadual, mas a torcida não funcionou e o America com gols de Bezerra, Octavio e Milton venceu por 3x1 com Azarias descontando para o Uruguayano o América venceu por 3x1 e sagrou-se Hexacampeão estadual.

Em setembro de 1931 o Uruguayano para comemorar a passagem de mais um ano de fundação organizou um torneio algo comum toda vez que o clube completava mais um ano de fundação, convidou Vitória, Rio Branco, Botafogo de Vila Velha, Santo Antônio, Floriano e América. 
Coube ao Floriano encarar o aniversariante, e não foi um convidado nada educado, venceu por 2x0 eliminando os aniversariantes logo na primeira partida deles. O Uruguayano jogou com Nilo, Manoel, Berilho, Agenor, Orlando, Pedro, Jeronymo, Geraldo, Laphitor, Francisco e Manoel II. O quadro do Floriano foi  a campo com Claidiadari, Ettore, Joaquim, Antônio, Chrispim, Lauro Bandeira, Amadeu, Innocêncio, Astrogildo e Armando.
Um dado curioso é que o torneio não terminou no mesmo dia, Vitória e Santo Antônio finalistas teimaram em não marcar gols, e depois de 5 prorrogações a partida final foi adiada para outra data por falta de luz, o Vitória acabou sendo o campeão mais tarde.
A equipe durou até início da década de 50 e encerrou as atividades sendo extinto.
Ainda buscamos escudo oficial, por hora adotamos este apenas para ilustrar a matéria.

Uruguayano anos 20


Equipe do Uruguayano em 1931 em partida diante do Rio Branco

Aqui Uruguayano em 1927.







 

Nenhum comentário:

Postar um comentário