quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Ypiranga Football Club de Vitória

Nome : Ypiranga Football Club 
Fundação : 07 de setembro de 1916
Local :  Vitória






Registro da década de 30 com as cores do clube



Fundado em 07 de setembro de 1916 o Ypiranga Football Club de Vitória é mais uma equipe homenageando o Grito do Ipiranga, local onde foi dado o grito de independência do Brasil em 07 de setembro de 1822 segundo várias histórias contadas e recontadas
Vale salientar que não existe comprovação do ponto de vista historiográfico do Grito do Ipiranga, sendo mais provável que este tenha sido uma construção posterior à independência.
Ao voltar de Santos, parando às margens do riacho Ipiranga, D. Pedro de Alcântara recebeu uma carta com ordens de seu pai, para que ele voltasse para Portugal, se submetendo ao rei e às Cortes. Vieram juntas duas cartas, uma de José Bonifácio, que aconselhava D. Pedro a romper com Portugal, e a outra da esposa, Maria Leopoldina, apoiando a decisão do ministro, D. Pedro I, impelido pelas circunstâncias, pronunciou a expressão, "Independência ou morte" rompendo os laços de união política com Portugal, em 7 de setembro de 1822. Ao chegar à capital, Rio de Janeiro, foi aclamado Imperador, com o título de D. Pedro I. Este grito tem o nome de "Ipiranga" porque foi gritado junto ao rio Ipiranga.



Riacho Ipiranga em São Paulo 

Atropelo do Ypiranga por 8x0 no Santa Cruz



Em relação a equipe "Ypiranguista, que teve sede em Santo Antônio e Maruípe, ela teve vida efêmera, mas contribuiu para a história do futebol capixaba, principalmente por participar do primeiro campeonato da segunda divisão capixaba da história em 1917, ao lado de Cristovão Colombo Football Club(Vitória), Guarany Football Club(Vitória), Tiradentes Futebol Clube(Vitória), São Christovão Futebol Clube(Vitória) e Campos Salles Football Club(Vila Velha) este último sagrando-se campeão. Em um destes confrontos com Campos Salles uma grande confusão por parte do Ypiranga, aos 30 do 2º tempo um gol mas que a arbitragem acaba marcando impedimento, isso revolta o time do Ypiranga que se retira de campo, mais tarde a vitória foi dada ao Campos Salles.

Jogaço entre Ypiranga x  São João em 26 de agosto de 1945

A equipe nos anos seguintes não mais disputou nem Série A nem B capixaba se concentrando em partidas amistosas e se tornando um  clube familiar.

Em relação ao seu escudo o usado na matéria é apenas para ilustrar pois é um material carente de fontes oficiais.












Nenhum comentário:

Postar um comentário