segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Dom Bosco Futebol Clube de Colatina

Nome : Dom Bosco Futebol Clube
Fundação : 05 de fevereiro de 1983
Local : Colatina






Arena Povoação Baunilha onde o Dom  Bosco manda várias partidas



Primeiramente gostaria de me apresentar, sou o Cláudio Cavalcante, atual presidente e atleta do clube. Gostaria se possível que retificasse uma informação postada a respeito da nossa fundação.
No texto publicado cita que à partir da extinção do Aviação Futebol Clube é que o Dom Bosco foi criado, correto? e do bairro homônino na 1ª Taça Cidade de Colatina, bairro esse apelidado na época de “Capivarinha” e hoje de forma oficial, Bairro Martinelli.


Dom Bosco Futebol Clube fundado em 05 de fevereiro de 1983 é uma equipe amadora de Colatina, a principio a informação era de que a equipe havia nascido partir da extinção do Aviação Futebol Clube, mas depois chegou até nosso conhecimento  que o Dom Bosco surgiu na verdade a partir de ex atletas do Aviação, que na verdade só foi extinto em 1988. O Azulão oficialmente surgiu em uma reunião na ADEMC ( Academia dos Estádios Municipais de Colatina), em 1983, quando foi decidido que na 1ª Taça Cidade de Colatina Só poderia haver 2  representantes por bairro na competição. No Bairro Honório Fraga já estavam confirmadas Frisa e Aviação. Sr Nélson Pereira Mendonça Filho o Nelsinho, dirigente na época, não tendo alternativa buscou outro bairro para não ficar de fora da disputa, aproveitando o Bairro Dom Bosco onde já mandava algumas partidas no Campo da Casa do Menino, assim nascia do Dom Bosco F.C, A Águia Azul, o Bairro também conhecido como Capivarinha na época de fundação hoje se chama bairro Martinelli.
A equipe disputa futebol amador no time Principal, Aspirantes e no Master, e tem várias conquistas. 
Campeão Municipal (Principal) 1995 e 1996, Campeão Univila 2001.
Campeão Master 38 anos: 2007, 2009 e 2015
Campeão Master 45 anos: 2013
Campeão Master 50 anos: 2016 e 2017
E as conquistas que não ficam apenas no futebol de campo, vão também no futebol de 7, Campeão Master Futebol7 2008, 2011, 2014 e 2015.
Time do Aviação embrião do Dom Bosco

O time Master do Bom Bosco é sem duvida grande destaque, a equipe é muito forte dura de ser batida, em outubro de 2017 recebeu o Master do Rio Branco Atlético Clube e não tomou conhecimento vencendo o alvinegro por 2x0 na Arena Samaritana.
Ídolos como Fabiano Eller, Edmilson Ratinho, Mauro Soares, Alex Passos entre outros estiveram presentes, alguns jogadores do Galo de Ouro foram convidados para jogar pelo Dom Bosco. 
A entrada da partida foi 1 kg de alimento não perecível que foram doados para famílias necessitadas do bairro Carlos Germano Naumann. Durante o evento, um livro de ouro esteve disponível para assinaturas e ajuda financeira em prol de Pedro Henrique, menino que foi transplantado em um rim e estava em tratamento em São Paulo.
O Dom Bosco FC atuou com Lehrback, Tonho, Padua, Celio Garcia e Euzébio; Fabiano Eller, Nino, Marcelo Aguiar e Oliveira; Edmilson Ratinho e Cláudio. Técnico: Nelsinho.
Suplentes utilizados: Agrizzi, Buba, Marreta, Celio Locatelli, Cleomar Astori, Zedenilson, Fuskinha, Sôli, Jadir, Bruno Ferrete e Ronaldo.
O Rio Branco jogou com: Andrey, Carlinhos, Padeirinho, Alex Passos e Washington; Edinho, Renato, Mauro Soares e Wolpagel; Lider e Sidcley. Técnico: Maxwel.
Suplentes utilizados: Schmitel, Salazar e Roanito.
O Dom Bosco alternativo jogou com: Vinicius, Rulio, Geovane, Tonho e Tim; Dri, Carlos, Goiano e Tadeu; Gustavo e Tiago. Técnico: Nelsinho
Suplentes utilizados: Diego, Igor Lyrio, Fran, Samuel e Filipe.



Em 2017 o Dom Bosco chegou a ficar 15 partidas consecutivas sem  saber o que era derrota, depois de sofrer um revés por 4x2 para o Galo de Ouro o Dom Bosco venceu Barra do Sahy por 3x2, 1x0 Ayrton Senna, 3x3  com Ribeirão de Cima e com Guadalupe, 5 X 0 no Sereno, na revanche com Ayrton Senna empate em 1x1, 5x2 no Leões, no reencontro com Galo de Ouro empate em 2x2, 2x0 no União, Guadalupe tentou quebrar a sequência mas acabou mesmo em goleada de 7x2 para Dom Bosco, na partida seguinte nova goleada 5x1 sobre Cascatinha, 1x1 com Limoeiro e mais duas goleadas 5x1 no Sportbol e 4x1 no Volante, a sequência foi quebrada pelo Máquina do Mal, mas o Dom Bosco saiu na frente com Gustavo aos 37 do 1º tempo, a Águia Azul poderia ir para intervalo com 2x0 mas não fez, e logo aos 10  Wesley empatou, e quem não faz leva o "Dom" levou a virada aos 14 com Thiago, o empate só veio aos 28 após Buba zagueiro rival mandar para as próprias redes  após tentar cortar um cruzamento. Quando parecia que a Águia ficaria sua 16ª partida sem perder Vinícius aos 41 marcou o gol da vitória do Máquina do Mal por 3x2 quebrando a ótima série de 15 jogos invictos do Dom Bosco, o bom ano de 2017 as vitórias não ficaram apenas no solo capixaba, logo no começo do ano o Dom Bosco venceu o Botafogo de MG em seu primeiro teste gols de Diego. Foram 37
partidas em 2017 com 22 vitórias, 7 empates e apenas 8 derrotas, 107 gols marcados contra 66 sofridos. Embora em 2016 a equipe tenha vencido 24 vezes em 38 partidas empatado 11 perdido apenas 3 marcando 128 gols sofrendo 71, seu recorde de partidas sem derrotas foi de 13.










6 comentários:

  1. Bom dia!
    Primeiramente gostaria de me apresentar, sou o Cláudio Cavalcante, atual presidente e atleta do clube. Gostaria se possível que retificasse uma informação postada a respeito da nossa fundação.
    No texto publicado cita que à partir da extinção do Aviação Futebol Clube é que o Dom Bosco foi criado, correto? O time surgiu com a presença de ex-atletas do Aviação, que ainda existiu até 1988.
    Na verdade o Dom Bosco surgiu oficialmente numa reunião realizada na Ademc(Administração dos Estádios Municipais de Colatina), em 1983, para definir as regras da 1ª Taça Cidade de Colatina, nasceu o Dom Bosco Futebol Clube. Ficou decidido que cada bairro teria no máximo dois representantes e já estavam garantidas as equipes do Aviação e do Frisa, ambas do Bairro Honório Fraga. O dirigente na época, Sr. Nélson Pereira de Mendonça Filho, o popular Nelsinho, não teve outra alternativa, já que ficaria de fora como representante do mesmo bairro, teve a brilhante ideia de colocar como nome do time, o mesmo nome do bairro onde normalmente mandava seus jogos no campo da Casa do Menino, no bairro Dom Bosco. Aí surgiu o Dom Bosco Futebol clube, representante do bairro homônino na 1ª Taça Cidade de Colatina, bairro esse apelidado na época de “Capivarinha” e hoje de forma oficial, Bairro Martinelli.

    O Dom Bosco teve como 1º presidente o Sr Homero Caneschi e tem atualmente no biênio 2019/2020, seu atleta master Cláudio Renato Cavalcante, como presidente, Antonio Luppi como vice-presidente, Ediberto Agrizzi como tesoureiro, Sergio Cani e Geovani Rocha como diretores.

    Muito obrigado pela matéria e por seu belo trabalho de resgate da história do futebol capixaba.

    Cláudio Renato Cavalcante, presidente atual do Dom Bosco Futebol Clube.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confiamos em você nesta edição, a informação anterior vem de um blog do próprio clube que constava esta história.

      Excluir
  2. Maiores informações pelo email domboscofutebolclube1983@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Que bacana ver essa história da qual fiz parte jogando pelo Aviação junto com esses veteranos da foto. Muito importante preservar a história e saber que Nelsinho foi figura fundamental pra manter vivos esses episódios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me chamo Afonso Marcos Vescovi nascido ao lado da Casa do Menino e tenho muito orgulho de ter feito parte dessa história. Hoje vivendo distante na Capital mas ficando emocionado ao ver coisas como essas.

      Excluir
    2. Sempre nos alegre muito quando alcançamos quem fez parte da história dos clubes, nos dá uma satisfação imensa.

      Excluir